Filtrar


Questões por página:

    Em um trabalho de asseguração razoável, na revisão dos papéis de trabalho de determinada conta contábil, o auditor supervisor identificou que a conclusão do teste aplicado pelo auditor supervisionado menciona o conjunto completo de dados sobre o qual a amostra foi selecionada e sobre o qual o auditor deseja concluir. Além disso, observou que foram testadas, por amostragem estatística, apenas 15% das transações dessa conta. Assim sendo, o auditor supervisionado extrapolou os limites da amostra ao fazer inferência sobre o todo.

A partir da situação apresentada e considerando que na amostragem estatística, mesmo quando se utiliza a abordagem baseada em risco e se testam todas as áreas com alto risco de distorção relevante, o auditor só poderá formar uma opinião sobre aqueles elementos que foram realmente testados, assinale a opção correta.

Caso um auditor interno de determinado órgão público esteja interessado em analisar os pagamentos efetuados pelo órgão, ele deve estar preparado para distinguir as situações caracterizadas como risco para a entidade, para então escolher determinado procedimento de controle. Considerando essa informação, assinale a opção que corresponde a uma situação caracterizada como tipo de controle a ser analisado pela auditoria no ciclo de pagamentos.
De acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade, o planejamento do trabalho da auditoria interna compreende exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado. Acerca das características da auditoria interna, assinale a opção correta.
Sabendo que, apesar de as classes das afirmações de auditoria contidas nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à Técnica de Auditoria (NBC TA) no Brasil seguirem o modelo das Normas Internacionais de Auditoria (NIA), essa classificação é diferente da utilizada nas normas de auditoria nos Estados Unidos da América (EUA), por exemplo, assinale a opção correta, a respeito das características gerais das afirmações aplicadas no Brasil.

Empregando a técnica de amostragem, a auditoria confrontou-se com uma divergência entre a especificação do Edital e a do produto entregue. Ao analisar a documentação relativa à medição de determinada obra de engenharia, notou-se que o orçamento estimativo do certame licitatório consignava o seguinte item:

E, similarmente, a proposta que se sagrou vencedora, consignava:

 

Entretanto, o material já entregue e pago não apresentava acabamento em aço escovado, sua potência era inferior à da especificação e sua tecnologia era a fluorescente, não LED. Esses fatos haviam sido descritos no relatório do Engenheiro auxiliar, que fora o responsável pela elaboração do Projeto Básico. Consultado, ele justificou a opção pela luminária LED por ser ela mais ambientalmente apropriada e a finalização em aço escovado por constar do memorial descritivo e da nova programação visual aprovada pela Diretoria do órgão.

O fiscal do contrato, entretanto, alegou que tinha tomado ciência da reclamação do engenheiro na medição, mas que havia debatido longamente o assunto com o fornecedor e havia compreendido suas razões, concluindo que a administração havia errado no orçamento estimativo. Alegou ainda já estar em andamento a elaboração de um aditivo qualitativo, sem alteração de valores, modificando a planilha orçamentária na seguinte conformidade.

Com base no relato acima, é correto afirmar: