Filtrar


Questões por página:
A NBC TA 510 disciplina a responsabilidade do auditor, em trabalhos iniciais, quanto à obtenção de evidência apropriada e suficiente sobre saldos iniciais e seus efeitos nas demonstrações do período corrente.

Baseando-se nessa norma, analise as afirmativas a seguir.

I. O auditor deve ler as demonstrações contábeis mais recentes e, quando existir, o relatório do auditor antecessor, e obter evidência apropriada e suficiente sobre os saldos iniciais, incluindo a correta transferência dos saldos, a aplicação das políticas contábeis e a execução de procedimentos específicos quando necessário.

II. Para formar evidência sobre saldos iniciais, o auditor pode, entre outros, revisar papéis de trabalho do antecessor, avaliar se testes do período corrente fornecem evidência relevante e executar procedimentos direcionados, considerando a natureza, a significância e os riscos ligados às classes de saldos e divulgações.

III. Identificada possível distorção em saldos iniciais, o auditor pode concluir o trabalho sem realizar procedimentos adicionais nem comunicar as distorções aos responsáveis apropriados, desde que o saldo final do período corrente não esteja afetado de forma relevante, ou seja, desde que não seja uma distorção material.

Estão corretas as afirmativas
Com base na NBC TA 500, que trata de evidências de auditoria, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A suficiência está ligada à quantidade da evidência, influenciada pelos riscos e pela qualidade; mais quantidade não compensa baixa qualidade.

( ) A observação da contagem de estoques fornece evidência não limitada no tempo e não sofre influência por estar sendo observada.

( ) A indagação, isoladamente, geralmente não é suficiente para evidenciar ausência de distorção relevante nem eficácia operacional de controles.

( ) Se evidências de fontes distintas forem inconsistentes, o auditor pode manter o plano original, sem modificar ou acrescentar procedimentos.

Assinale a sequência correta.
magine que, após conduzir a auditoria de acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria, e coletar evidências adequadas e suficientes, o auditor expede Relatório de Auditoria que contém o seguinte excerto:

Em nossa opinião, exceto pelos possíveis efeitos do assunto descrito na seção a seguir, as demonstrações contábeis consolidadas acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira consolidada da Cia. “ABC” e suas controladas, em 31 de dezembro de 2023, o desempenho consolidado de suas operações e os seus fluxos de caixa consolidados para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

É correto afirmar, com base no trecho acima e na NBC TA 705 - Modificações na Opinião do Auditor Independente, que se trata de um Relatório:
Como parte dos procedimentos para coleta de evidências adequadas e suficientes a fundamentar sua opinião, um auditor examina no Livro Razão a conta-contábil referente a uma aplicação financeira mantida pela entidade auditada, e verifica inconformidades em relação aos números inscritos nos extratos bancários. Informalmente, ele pergunta ao Contador o motivo da discrepância de saldos, e este informa que as receitas financeiras da aplicação ainda não haviam sido totalmente registradas. No caso descrito, e à luz da NBC TA 500 (R1) – Evidência de Auditoria, os procedimentos adotados pelo auditor denominam-se, respectivamente:
O CPC 00 - Estrutura Conceitual para Relatórios Financeiro, é uma norma contábil emitida pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) no Brasil. Esta norma estabelece os conceitos fundamentais que norteiam a elaboração e apresentação dos relatórios financeiros das entidades. De acordo com este documento, são características qualitativas fundamentas da informação financeira útil: