Filtrar


Questões por página:
Observar a biossegurança no ambiente do Laboratório de Necropsia é fundamental para reduzir ou coibir os riscos de acidente. O principal objetivo da biossegurança é criar um ambiente de trabalho no qual se promova a contenção do risco de exposição a agentes potencialmente prejudiciais ao trabalhador e ao meio ambiente, de modo que esse risco seja minimizado. Em relação à biossegurança em Laboratórios de Necropsia, existem duas formas de prevenir riscos: Contenção Primária e Contenção Secundária. Associe os conceitos abaixo.
1-Contenção PRIMÁRIA 2- Contenção SECUNDÁRIA
( )Proteção do ambiente externo contra a exposição a agentes biológicos.
( )Obtida através da prática de necropsia-padrão e pelo uso adequado dos equipamentos de segurança.
( )Proteção pessoal e do ambiente de trabalho contra a exposição a agentes biológicos ou a acidentes pessoais.
( )É obtida por meio de uma estrutura física adequada e pela conscientização dos funcionários para uso, limpeza e desinfecção corretos do local de trabalho e dos instrumentos.
Em relação as técnicas de coloração de bactérias assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta em relação à coleta de amostras de água para exames bacteriológicos.

Coloque na ordem correta as afirmativas abaixo em relação à coloração de Gram:



( ) O esfregaço fixado em calor é coberto com um corante básico púrpura, geralmente cristal violeta. Colorindo-se todas as células, denominada coloração primária.


( ) Após curto período, o corante púrpura é lavado e recobre-se o esfregaço com iodo. Quando o iodo é lavado, ambas as bactérias Gram-positivas e Gram-negativas aparecem em cor violeta escuro ou púrpura.


( ) A lâmina é lavada com álcool ou com uma solução álcool-acetona, sendo um agente descorante que remove a coloração púrpura das células de algumas espécies específicas de bactérias.


( ) O álcool é lavado, e a lâmina é então corada com safranina, um corante básico vermelho.


( ) O esfregaço é lavado novamente, seco com papel e examinado microscopicamente.

Os coronavírus são agentes infecciosos classificados como nível de biossegurança 2 (NB2). Seu diagnóstico é realizado em laboratórios NB2, equipados com cabine de segurança Classe II e profissionais treinados. Segundo a OMS, em 19 de março de 2020, dentre as orientações de biossegurança laboratorial para COVID-19, estão:

I. Ao manipular e processar amostras, incluindo sangue para exames sorológicos, devem-se seguir as práticas e procedimentos laboratoriais que são básicos para as boas práticas e procedimentos para laboratórios de microbiologia.
II. Todos os procedimentos técnicos devem ser realizados de modo a minimizar a geração de aerossóis e gotículas.
III. A manipulação e o processamento de amostras de casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo COVID-19 enviadas para exames laboratoriais adicionais, como hemograma e gasometria, devem cumprir as diretrizes locais de processamento de material potencialmente infeccioso.

Fonte:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia _epidemiologica_emergencia_saude_publica_importancia_ nacional_doenca_coranvirus.pdf

É correto o que se afirma em: