Filtrar


Questões por página:
A coluna da esquerda apresenta equipamentos utilizados em laboratório de águas e a da direita, suas funções. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Autoclave vertical
2. Destilador de água
3. Estufa para esterilização e secagem
4. Turbidímetro

( ) Dispositivo fotométrico que mede a perda da intensidade de um feixe de luz, ao passar através de uma suspensão ou solução coloidal.
( ) Separa a água das impurezas, como sais, minerais e outras substâncias dissolvidas.
( ) Promove a esterilização de ferramentas e utensílios hospitalares e laboratoriais através de calor, vapor e pressão.
( ) Elimina microrganismos nocivos à saúde humana, através do calor seco e promove a secagem de materiais laboratoriais.

Marque a sequência correta.
Os laboratórios seguem regras de biossegurança específicas de acordo com sua estrutura e ações desenvolvidas. Sobre os Equipamentos de Proteção utilizados no laboratório, assinale a afirmativa correta.
Qual prática evidencia rastreabilidade em um laboratório acreditado?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n.º 623, de 9 de março de 2022, os limites de tolerância para matérias estranhas em alimentos, bem como os princípios gerais e as metodologias analíticas necessárias para a avaliação da conformidade desses produtos. Essa resolução tem como principal objetivo garantir a segurança e a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos destinados ao consumo humano, abrangendo toda a cadeia produtiva, desde a produção primária até a comercialização final.

Nesse contexto, a ANVISA define claramente quais tipos de matérias estranhas são consideradas inevitáveis, aquelas que indicam falhas nas boas práticas ou as que representam risco à saúde do consumidor. Para assegurar a conformidade dos produtos alimentícios, são estabelecidas metodologias analíticas padronizadas e critérios objetivos para a interpretação de resultados laboratoriais. Além disso, a resolução detalha a responsabilidade dos diversos setores envolvidos na produção e comercialização dos alimentos em aplicar boas práticas com o intuito de minimizar a ocorrência dessas contaminações.

Com base nessas diretrizes, laboratórios e agentes envolvidos na cadeia alimentar devem estar atentos às condições e critérios explicitados pela RDC n.º 623/2022, visando garantir não apenas o cumprimento da legislação vigente, mas principalmente a proteção da saúde pública.
No contexto da análise de alimentos, a detecção de fragmentos de insetos é uma prática consolidada em laboratórios de controle de qualidade. Sobre os métodos utilizados para essa detecção, assinale a alternativa correta.
Em laboratórios de microbiologia, é comum a utilização de etanol 70%(m/m) na desinfecção de bancadas e assepsia das mãos. O álcool precisa estar nessa concentração para garantir que tenha tempo adequado de agir antes de sua evaporação. Entretanto também é comum a aquisição de etanol 96°GL ou (v/v) para preparar o etanol 70% (m/m) por meio de diluição.
Para o preparo de um litro de etanol 70% (m/m), a quantidade aproximada, em mL de etanol 96°GL, é de


Dados: dágua = 1,0 g/mL
detanol96º = 0,8 g/mL