Filtrar


Questões por página:
Sobre mapeamento da área de atuação, analise as afirmativas a seguir.

I- O mapa é um desenho que representa o que existe naquela localidade: ruas, casas, escolas, serviços de saúde, pontes, córregos e outros espaços importantes.
II- O mapa da área de atuação de uma Unidade de Saúde da família deve ser construído pela equipe responsável, sendo vedada a participação de agentes externos, como, por exemplo, membros da comunidade.
III- O mapa retrata o território onde acontecem mudanças. Portanto, ele é dinâmico e deve ser constantemente atualizado.

É CORRETO o que se afirma em:
A visita domiciliar é a atividade mais importante do processo de trabalho do agente comunitário de saúde. Sobre esta atribuição do ACS, marque a alternativa CORRETA.
Sobre Território em Saúde e Territorialização, analise as afirmativas a seguir.

I- Cada território tem as suas particularidades, que configuram diferentes perfis demográficos, epidemiológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos, os quais se encontram em constante transformação. Tal fato impede que as equipes de saúde considerem esses perfis no planejamento das atividades e ações.
II- O território em saúde é o lugar de entendimento do processo de adoecimento, em que as representações sociais do processo saúdedoença envolvem as relações sociais e as significações culturais.
III- O território é, ao mesmo tempo, produto e produtor de diferenciações sociais e ambientais, processo que tem importantes reflexos sobre a saúde dos grupos sociais envolvidos.
IV- Aterritorialização se coloca como um meio capaz de produzir mudanças no modelo assistencial e nas práticas sanitárias vigentes

É CORRETO o que se afirma em:
No Brasil, existe uma vasta legislação que objetiva reduzir o acesso, principalmente das crianças, adolescentes e jovens, aos produtos de tabaco. Marque a alternativa que apresenta exemplos de ações com este propósito.
O Programa Nacional de Transplantes é o conjunto de ações e políticas que regulamentam, controlam e monitoram o processo de doação e transplante de órgãos e tecidos no Brasil. Uma destas é a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e ao Transplante de Órgãos e Tecidos, Lei nº 14.722/2023. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir, pensando no cenário da Atenção Primária à Saúde (APS).

I- Os objetivos da referida lei apontam para ampliar as informações e a conscientização da população sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos, e, desta forma, contribuir para o aumento do número de doadores e da efetividade das doações no país. Dessa forma, presume-se que o contexto da USF pode ser um espaço importante para ações de implementação desta importante política.
II- Os ACS podem ser importantes agentes implementadores da lei em tela, auxiliando a execução de estratégias como a realização de campanhas de divulgação e conscientização sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos nas suas respectivas áreas de abrangência, e, por conseguinte, culminando em um aumento do número de doadores e da efetividade das doações, tendo em vista a presença e valoroso trabalho em todas as regiões do País.
III- A Lei nº 14.722/2023 apoia o estímulo à elaboração de material didático escolar que contemple, de forma adequada, a cada faixa etária estudantil, a temática relativa à política. Neste sentido, as ações estimuladoras das doações de órgãos e tecidos ficam restritas à coordenação e execução por parte de professores em ambiente escolar.

É CORRETO o que se afirma em: