Filtrar


Questões por página:
A educação de surdos não é uma prática recente. Ao longo do tempo surgiram alguns movimentos que possibilitaram a qualificação desta educação.
Relacione as características das abordagens educacionais próprias da história da educação de surdos com suas descrições:
1. Oralismo 2. Comunicação Total
3. Bilinguismo

( ) Considera a Língua de Sinais como a língua natural do surdo, sendo a primeira língua (L1) e, a partir dela, é ensinada a língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua (L2). ( ) Essa abordagem se fundamenta em uma perspectiva clínica, no esforço de desenvolver a linguagem oral do aluno surdo, através de atendimentos fonoaudiológicos, impondo a língua oral sobre a língua de sinais.
( ) Utiliza os sinais da língua de sinais em uma lógica de morfologia e sintaxe da língua portuguesa, conhecida como Português sinalizado.

A relação correta, na ordem apresentada, é:
A história dos surdos no Brasil teve um período em que as mãos das crianças surdas eram amarradas, pois acreditava-se que assim elas desenvolveriam a língua oral. Essa prática não teve sucesso e aconteceu
As políticas públicas definem a obrigatoriedade do ensino da escrita da língua portuguesa. Na língua de sinais, não ocorre o mesmo, mas existem atualmente dois sistemas de escrita de língua de sinais mais conhecidos. São eles:
Expressões não manuais na Libras são movimentos da face, dos olhos, da cabeça, boca ou do tronco. As expressões faciais são divididas em dois grupos:
A orientação da mão é um importante parâmetro para o significado dos sinais em Libras, e pode ser definida como: