Filtrar


Questões por página:
Para triagem, bem como diagnóstico de doenças renais e urológicas, a análise da urina tem um papel fundamental, constituindo, assim, um dos indicadores mais importantes de saúde e doença. A conservação da amostra de urina é um ponto que requer atenção. Considerando a conservação desta amostra, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Caso a análise de exame de rotina não ocorra no prazo de 3 horas, a amostra deverá ser congelada, pois a demora aumenta a quantidade de cristais.
( ) O método mais empregado para a conservação de amostra de urina é a refrigeração de –1° C a 6° C, apresentando a vantagem de diminuir o crescimento bacteriano por 72 horas, além de diminuir a gravidade específica por hidrometria.
( ) Caso a amostra seja transportada por uma distância longa sem a possibilidade de refrigeração, conservantes químicos podem ser adicionados; o conservante ideal deve ser bactericida e inibir a urease, além de ser capaz de preservar os elementos formados no sedimento.
( ) O conservante ideal para preservar a glicose e o sedimento sem interferir em testes de precipitação ácida para proteínas é o timol.

A sequência está correta em
Visualizar Questão Comentada
O exame do líquido cefalorraquidiano (LCR) é fundamental para o diagnóstico de doenças que afetam o Sistema Nervoso Central (SNC), incluindo infecções, hemorragias e processos inflamatórios. Considerando os procedimentos e os parâmetros da análise de LCR, assinale a afirmativa INCORRETA.
No diagnóstico parasitológico, a correta identificação de ovos e cistos presentes em amostras clínicas é fundamental para o estabelecimento do diagnóstico etiológico e a orientação terapêutica adequada. Observe as imagens apresentadas:
Imagem associada para resolução da questão (Disponível em: https://www.cdc.gov/dpdx/az.html. Acesso em: julho de 2025.)

Considerando as características morfológicas típicas de ovos e cistos dos parasitas exibido nas imagens, analise as afirmativas a seguir.
I. O ovo na imagem A apresenta formato ligeiramente oval, com uma extremidade achatada característica de Enterobius vermicularis.
II. As imagens B e C mostram ovos de helmintos com formato distinto: Trichuris trichiura com opérculo hialino proeminente em cada polo do ovo e Taenia solium com casca espessa e superfície rugosa (material albuminoso).
III. A imagem D representa um cisto de Entamoeba histolytica, identificável pela presença de múltiplos núcleos e citoplasma granular.

Está correto o que se afirma em

A reação em cadeia da polimerase (PCR) e suas variações, como a PCR em tempo real (qPCR) e a PCR com transcrição reversa (RT-PCR), são amplamente utilizadas no diagnóstico molecular de doenças infecciosas. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. A PCR convencional e qPCR requerem necessariamente uma etapa de detecção pós-amplificação por eletroforese em gel de agarose.

II. Como o HCV é um vírus de DNA, não é necessária a transcrição reversa em cDNA para amplificação por PCR.

III. Na PCR convencional ou qPCR, a temperatura de anelamento dos primers deve ser sempre igual à temperatura de desnaturação para evitar amplificação inespecífica.

IV. Na PCR convencional, primers são sequências de RNA que direcionam a síntese de DNA pela DNA polimerase.


Está INCORRETO o que se afirma em

Um paciente com sangramento prolongado é submetido a investigação laboratorial para avaliação da hemostasia. São solicitados tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA). O TP se encontra prolongado e o TTPA está dentro da faixa de referência. Considerando a interpretação dos testes de triagem de coagulação, assinale a afirmativa correta.