Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Assinale a alternativa que indica o autor e o período literário do poema acima.

Considere as afirmativas a seguir, relacionadas aos precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)Monteiro Lobato é considerado o principal precursor da Literatura Infantil no Brasil, sendo responsável por obras como "A Menina do Narizinho Arrebitado" e pela criação do Sítio do Picapau Amarelo, que uniu elementos da cultura popular e da fantasia.


(__)Escritores como Ana Maria Machado, Ziraldo e Ruth Rocha são considerados seguidores da tradição lobatiana, contribuindo para a consolidação e diversificação da Literatura Infantil brasileira com temáticas contemporâneas e linguagem acessível.


(__)Os precursores da Literatura Infantil no Brasil restringiram-se à tradução de obras estrangeiras, não havendo produção original relevante antes da década de 1980.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Inicialmente a literatura infantil brasileira constituiu-se em traduções europeias. Ao longo de sua caminhada histórica, abriu espaço para escritores brasileiros, enfatizando a formação do leitor, a ampliação do imaginário, do repertório cultural e da relação da criança com a escrita e o mundo. Um autor que se destacou por promover uma ruptura com o modelo anterior foi Monteiro Lobato (1882-1948). Assinale a alternativa correta que descreve a contribuição histórica desse autor:
Veja tais personagens e depois marque a obra a que elas pertencem.

Eugênio: personagem protagonista, médico, tem uma relação conturbada com os pais, aos quais deve seus estudos. Para reverter o complexo de inferioridade adquirido em sua infância humilde, busca a todo custo uma estabilidade financeira.
Olívia: jovem médica, recém-formada, amiga de Eugênio, com sua alegria, consegue restituir a confiança na vida dos que a cercam. É uma pessoa maravilhosa, capaz de tudo, sem nada exigir em troca. Sabe renunciar com dignidade a seu único amor.
Felipe Lobo: arquiteto competente, que tem ideias mirabolantes. Seu sonho é a construção do “Megatério”, o prédio mais alto da América do Sul. É capaz de sacrificar tudo, inclusive o próprio casamento com Isabel e a felicidade de sua filha, Dora, pelo sucesso.
Eunice: Filha de Cintra, casada com Eugênio, mulher rica e atraente, inteligente e voluntariosa, é capaz de deixar de lado os seus valores pessoais mais fortes por uma fascinante experiência.
Dona Frida Halk: viúva alemã, radicada no Brasil há 20 anos. Compreensiva e humana, considera Olívia como filha e torce pela sua felicidade.
Cintra: pai de Eunice, rico industrial, implacável na direção de seus negócios. Totalmente dominado por Eunice, é um fraco diante da filha, incapaz de impedir seus devaneios.
João Romão compra um armazém no subúrbio do Rio de Janeiro, amasiando-se com a escrava Bertoleza, cujo dinheiro lhe serve para ampliar as propriedades. Aos poucos, João Romão vai construindo casebres para alugar, criando um enorme cortiço. Com ele, o comerciante enriquece e procura mudar seu status, casando-se com Zulmira, moça de fina educação. Para isto, tenta livrar-se de Bertoleza, denunciando-a para seus antigos proprietários. Descoberta a traição, a escrava se suicida.
Trata-se da obra: