Filtrar


Questões por página:
“_______________ (1573 - 1610) não se interessava pela beleza clássica - a dos deuses da mitologia grega ou dos membros da aristocracia - que tanto encantou os artistas do Renascimento. Para ele, não havia ligação entre beleza e aristocracia, e seus modelos eram vendedores, músicos ambulantes, ciganos; enfim, gente do povo. O que melhor caracteriza sua pintura é a utilização original da luz: ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada de modo intencional para direcionar a atenção do observador. Isso é tão fundamental em sua obra que ele é considerado importante pintor da luz.” (PROENÇA,2005, p.100)

O texto refere-se a um pintor do período barroco, assim, assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:
“A arte é um conhecimento que permite a aproximação entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as culturas, expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa. Nessa perspectiva, a arte na escola tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico dos alunos como fato humanizador, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer artístico dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, que sempre inauguram formas de tornar presente o inexistente. Não se trata de copiar a realidade ou a obra de arte, mas sim de gerar e construir sentidos.
Cada obra de arte é, ao mesmo tempo, produto cultural de uma determinada época e criação singular da imaginação humana, cujo sentido é construído pelos indivíduos a partir de sua experiência.” (PCN de Arte, 1998, p.35)

Com relação ao ensino e aprendizagem de Arte e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, assinale a alternativa CORRETA:
No Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, o componente Arte está inserido na área de Linguagens pois:
Assinale a opção que caracteriza corretamente uma das dimensões do conhecimento previstas para o ensino da Arte segundo o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda a arte e a cultura afro-brasileira como parte integral do ensino de Artes e reconhece a importância da valorização das manifestações culturais afro-brasileiras. Uma das habilidades almejadas é:
Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Com base na habilidade citada, assinale a opção que identifica corretamente a unidade temática e o objeto do conhecimento que lhe correspondem.