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No que se refere ao ensino de arte no Brasil, julgue o próximo item.


A abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, que propõe para o ensino da arte o equilíbrio entre os pilares “fazer”, “fruir” e “contextualizar”, ainda não foi contemplada pelos principais documentos que orientam o ensino de arte (Referenciais curriculares para a Educação Infantil, PCNs‐Arte, Currículos em Movimento etc.), sendo a sua inserção na Base Nacional Curricular Comum uma das principais lutas da categoria.

A respeito dos fundamentos sintáticos do alfabetismo visual, julgue o item subsequente.


O elemento mais importante e necessário da experiência visual é de natureza tonal.

A proposta de um trabalho interdisciplinar e diferenciado tem sido muito estudada e aprofundada na escola contemporânea. A Arte, em si, lida com essa perspectiva há tempos, por se tratar de uma grande área que abrange outros campos do conhecimento. Considerando o exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
Entende-se que o som é a sensação auditiva que nossos ouvidos são capazes de identificar, ou seja, é a vibração de corpos. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta os Parâmetros do Som.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). As aulas de Arte, no Ensino Fundamental e Médio, são essenciais para que todos os alunos vivenciem e aprendam:


I. a Arte como instrumento de comunicação plena de significações que estão condensadas na obra artística;

II. a perceber que toda produção artística possui tanto uma dimensão objetiva como subjetiva, porém a sua interpretação deve abrigar apenas uma visão imparcial (objetiva);

III. a observar que qualquer manifestação artística envolve extrair significações que partem da percepção de linhas cores, temas, movimentos, produzidos pelo artista e que ressoam no seu receptor.

IV. a perceber que a obra de Arte permite ao ser humano imaginar situações, fatos, ideias e sentimentos que se limitam a experiência imediata.