Filtrar


Questões por página:
Movimentos artísticos são correntes da arte em que um grupo de artistas compartilha das mesmas ideias, tanto esteticamente quanto ideologicamente, e se unem com objetivos comuns, portanto:

I. O expressionismo surge com esse nome na Alemanha entre os anos de 1905 e 1906.

II. A ideia principal nessa vertente era ressaltar sentimentos conflitantes e difíceis como a dor, angústia, violência e depressão, que rondavam o período.

III. Foi um movimento no qual o maior interesse era em retratar a realidade de maneira fragmentada, ou seja, separando partes de uma imagem e compondo novamente.

IV. Sua finalidade era transmitir a “atmosfera musical”, levando o observador a entrar em contato com formas, cores e linhas.



De acordo com as afirmações, assinale a assertiva CORRETA:
Desde o início, a arte moderna brasileira buscou uma identidade própria. Mesmo alicerçada na produção cultural da arte moderna europeia, procurou investigar o terreno da cultura popular e colonial, o que levou a sociedade a questionar valores simbólicos do nacionalismo. O surgimento da arte moderna no Brasil foi marcado por:

I. Exposição de Anita Malfatti, em 1917.
II. Semana de Arte Moderna, em 1922.
III. Semana de Arte Sacra, em 1918.
IV. Exposição de Tarsila do Amaral, em 1921.



Está(ão) CORRETA(S):
Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam o ensino e a aprendizagem de conteúdos e buscam
I. colaborar para a formação do cidadão, buscando que o aluno adquira um conhecimento com o qual saiba situar a produção de arte. II. demonstrar os conteúdos gerais de arte com estabelecidos critérios, que serão retomados na elaboração dos conteúdos de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. III. o estudo da arte para promover a formação artística e estética do aluno e a sua participação na sociedade. IV. relacionar os conteúdos e a orientação voltada a uma educação tecnicista, onde a diversidade relaciona-se ao estudo cultural eurocêntrico, formando assim um cidadão crítico capaz de avaliar, compreender e julgar o objeto artístico.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
No transcorrer do Ensino Fundamental, espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, diante da sua produção de arte e no contato com o patrimônio artístico, exercitando sua cidadania cultural com qualidade. Dentro deste contexto,
I. o aluno poderá desenvolver seu conhecimento estético e competência artística nas diversas linguagens da área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais como para que possa, progressivamente, apreciar desfrutar, valorizar e emitir juízo sobre os bens artísticos de distintos povos e culturas produzidos ao longo da história e na contemporaneidade,
PORQUE
II. o ensino de arte deverá organizar-se de modo que, ao longo do Ensino Fundamental, os alunos sejam capazes de experimentar e explorar as possibilidades básicas de cada linguagem artística, tendo as artes visuais como principal linguagem, pois é através da pintura, desenho e escultura que se compreende a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
Acerca das asserções, assinale a opção CORRETA.
De acordo com ALVES, “Para se entender melhor a música, é necessário desenvolver o hábito de ouvir os sons com mais atenção, de modo que se possa identificar os seus elementos formadores, as variações e as maneiras como esses sons são distribuídos e organizados em uma composição musical. Essa atenção vai propiciar o reconhecimento de como a música se organiza”. (PARANÁ, 2008 p.75). Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e articulando esses cinco elementos é que se criam músicas.
NÃO é elemento formal da música.