Filtrar


Questões por página:
O solstício de inverno é um fenômeno físico e astronômico. Ele marca o início do inverno no hemisfério sul do globo terrestre.
Analise as afirmativas abaixo sobre o solstício.

1. No solstício de inverno, uma vez ao ano, na região sul do Brasil, existe um momento exato em que os raios solares incidem no globo terrestre paralelamente ao Trópico de Capricórnio, devido à inclinação do globo.
2. As regiões acima da linha do Equador ficam menos expostas ao Sol.
3. No solstício de inverno, temos o dia mais curto e a noite mais longa do ano, e no Brasil, essa variação pode ocorrer desde minutos ou poucas horas à medida que nos dirigimos mais ao sul do país.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“O maior planeta do Sistema Solar deu uma mãozinha para que a sonda New Horizons chegasse a Plutão mais rápido, em um trajeto de quase 5 bilhões de km de distância daqui da Terra. Em 2007, um ano depois de deixar a atmosfera terrestre, a sonda passou perto desse gigante gasoso e usou a força gravitacional desse planeta como uma espécie de estilingue para impulsioná-la e ganhar mais velocidade. De acordo com a NASA, se não houvesse esse “empurrão”, o voo de reconhecimento de Plutão só começaria em 2018”.

CARVALHO, Caio. Chegamos a Plutão. Disponível em: https://canaltech.com.br/ciencia/chegamos-a-plutao-10-fatos-sobre-o-planeta-anao-e-asonda-new-horizons-45083/. (adaptado) Acesso em 02 jan.2025.


A qual planeta do Sistema Solar o texto se refere?
mostrar texto associado
Quando será o melhor momento para observar o cometa C/2023 A3 a olho nu?
mostrar texto associado
Qual será o melhor momento para observar o cometa C/2024 S1, de acordo com o texto?
mostrar texto associado
Qual é o principal risco relacionado à observação do cometa C/2024 S1 durante sua aproximação ao Sol?