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Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Estatística
O histograma, também conhecido como distribuição de frequências, é a representação gráfica em colunas ou em barras (retângulos) contíguas de um conjunto de dados previamente tabulado e dividido em classes equidistantes ou não. O eixo vertical do histograma pode ser construído a partir da frequência absoluta ou da densidade, definida como a frequência relativa da classe dividida pela amplitude da classe. Sobre a construção de um histograma, analise as afirmativas a seguir.
I. Se as classes são equidistantes, as formas dos histogramas construídos a partir da frequência absoluta e da densidade são equivalentes.
II. Em qualquer histograma, a classe modal é representada pela barra de maior altura.
III. No histograma construído a partir da densidade, a área do gráfico é igual a 1.
Está correto o que se afirma em
I. Se as classes são equidistantes, as formas dos histogramas construídos a partir da frequência absoluta e da densidade são equivalentes.
II. Em qualquer histograma, a classe modal é representada pela barra de maior altura.
III. No histograma construído a partir da densidade, a área do gráfico é igual a 1.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Estatística
O rendimento semestral global dos estudantes de uma instituição de ensino é uma variável aleatória normalmente distribuída com média e variância desconhecidas. Para testar a hipótese bilateral de que a média populacional é igual ou diferente de 80, foi construído um intervalo apropriado com 95% de confiança a partir de uma amostra de 16 estudantes. Considerando que o intervalo obtido é [76,8; 80,5], a distribuição utilizada para a construção do intervalo e a conclusão do teste de hipóteses são, respectivamente:
Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Estatística
Em uma universidade, o curso de Matemática é ofertado nas modalidades presencial diurno, presencial noturno e híbrido. Do total de alunos do curso,40% estão matriculados na modalidade presencial diurno e 35% estão matriculados na modalidade presencial noturno. Além disso, dos alunos de Matemática matriculados na modalidade presencial diurno,7% não reprovaram em nenhuma disciplina do curso, enquanto que para os alunos das modalidades presencial noturno e híbrido essa porcentagem é 6% e 4%, respectivamente. Considerando que os alunos do curso de Matemática dessa universidade podem se matricular em apenas uma modalidade de ensino, qual a probabilidade de selecionar um aluno de Matemática que reprovou em pelo menos uma disciplina no curso?
Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Estatística
Considere que um índice de desempenho acadêmico de 120 estudantes de uma instituição foi construído através da análise de componentes principais, tomando como base os valores das suas notas em quatro disciplinas X = (X1, X2, X3, X4). Os autovalores extraídos da matriz de covariâncias foram, respectivamente, iguais a 13,4,2,1 e o primeiro autovetor normalizado foi e1 = (0,5; 0,2; 0,5; 0,7). O percentual de explicação da primeira componente principal e o valor do índice de desempenho de um estudante com notas X = (60,70,85,80) são, respectivamente:
Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Estatística
O reitor de determinado Instituto Federal de Educação instaurou algumas políticas governamentais no primeiro ano de seu mandato. Com o objetivo de avaliar o grau de satisfação dos professores com respeito a essas políticas, um questionário foi aplicado e, para a análise dos dados, a variável de interesse foi codificada da seguinte maneira:
• 0 = Discordo totalmente • 1 = Discordo • 2 = Neutro • 3 = Concordo • 4 = Concordo totalmente
A variável de interesse é classificada como
• 0 = Discordo totalmente • 1 = Discordo • 2 = Neutro • 3 = Concordo • 4 = Concordo totalmente
A variável de interesse é classificada como