Questões de Concurso
Filtrar
693 Questões de concurso encontradas
Página 17 de 139
Questões por página:
Boas, Benigna Villas; SOARES, Enílva Rocha Morato (orgs.). Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem.1.ed. Papirus Editora, 2022. (adaptado)
Considerando o texto apresentado e as indicações correlatas, assinale a função da avaliação da aprendizagem escolar praticada pela professora:
CUTOLO, Angela; STERING, Silvia Maria dos Santos. Concepções e práticas da avaliação.1. ed. Curitiba: Appris Ltda,2021. (adaptado).
A respeito dos diferentes tipos de práticas da avaliação do ensino e aprendizagem, avalie as afirmações a seguir:
I. A avaliação exerce a função diagnóstica quando utilizada para identificar em que momento no processo de construção do conhecimento o aluno se encontra.
II. Denomina-se e identifica-se como avaliação diagnóstica, democrática, transdisciplinar e plural ao contrapor-se com as finalidades de classificar e punir.
III. Cumpre sua tarefa formativa quando tem como finalidade relacionar as informações relativas à evolução do processo de aprendizagem dos alunos.
É CORRETO o que se afirma em:
BOAS, Benigna Villas; SOARES, Enílva Rocha Morato (orgs.). Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem.1.ed. Papirus Editora, 2022. (adaptado)
Considerando o texto apresentado e as indicações correlatas, assinale a função da avaliação da aprendizagem escolar praticada pela professora:
Apesar dos muitos e rigorosos estudos sobre a avaliação da aprendizagem, alinhavar analiticamente suas implicações no permear das práticas pedagógicas, ainda é uma questão vulnerável, relutante e carente de maiores reflexões e compreensões dado a dimensão da complexidade do ato de avaliar como um movimento que envolve alguma atividade humana.
Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2010/ avaliacao_luckesi.pdf. Acesso em: 6 mar 2025. (adaptado)
Acerca das compreensões teóricas sobre a avaliação, avalie as afirmações a seguir.
I. No sentido amplo da avaliação da aprendizagem, por ser avaliação, é amorosa, inclusiva, dinâmica e construtiva, diversa dos exames, que não são amorosos, são excludentes, não são construtivos, mas classificatórios.
II. Com ênfase no melhor resultado possível a avaliação da aprendizagem deverá ser conduzida de forma metódica e rigorosa.
III. Avaliar um educando implica, antes de mais nada, acolhê-lo no seu ser e no seu modo de ser, como está, para, a partir daí, decidir o que fazer.
IV. Sob o princípio da inclusão escolar, o ponto de convergência especial no processo da avaliação da aprendizagem está atrelada à seleção e classificação.
V. Diagnosticar é o primeiro passo para avaliar a aprendizagem, e este implica coletar dados relevantes sobre o estado de aprendizagem do aluno.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Apesar dos muitos e rigorosos estudos sobre a avaliação da aprendizagem, alinhavar analiticamente suas implicações no permear das práticas pedagógicas, ainda é uma questão vulnerável, relutante e carente de maiores reflexões e compreensões dado a dimensão da complexidade do ato de avaliar como um movimento que envolve alguma atividade humana.
Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2010/ avaliacao_luckesi.pdf. Acesso em: 6 mar 2025. (adaptado)
Acerca das compreensões teóricas sobre a avaliação, avalie as afirmações a seguir.
I. No sentido amplo da avaliação da aprendizagem, por ser avaliação, é amorosa, inclusiva, dinâmica e construtiva, diversa dos exames, que não são amorosos, são excludentes, não são construtivos, mas classificatórios.
II. Com ênfase no melhor resultado possível a avaliação da aprendizagem deverá ser conduzida de forma metódica e rigorosa.
III. Avaliar um educando implica, antes de mais nada, acolhê-lo no seu ser e no seu modo de ser, como está, para, a partir daí, decidir o que fazer.
IV. Sob o princípio da inclusão escolar, o ponto de convergência especial no processo da avaliação da aprendizagem está atrelada à seleção e classificação.
V. Diagnosticar é o primeiro passo para avaliar a aprendizagem, e este implica coletar dados relevantes sobre o estado de aprendizagem do aluno.
É CORRETO apenas o que se afirma em: