Filtrar


Questões por página:

A Lei Maria da Penha faz 10 anos

Houve muitos avanços, mas a violência doméstica ainda é uma ameaça.

“Nos três primeiros meses deste ano, foram 200 denúncias por dia. A delegacia é a porta de entrada para quem decide denunciar a agressão. Lugar onde o inquérito vai ser instaurado e a medida protetiva solicitada à Justiça para que o agressor seja afastado e tenha que manter distância da vítima. Mas, muitas vezes, há outros caminhos que a mulher precisa percorrer até conseguir toda a proteção e atendimento de que ela precisa depois da agressão.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/08/lei-maria-da-penha-faz-10-anos-mas-violenciadomestica-ainda-e-ameaca.html. Adaptado.)

Sobre essa lei, analise as afirmativas a seguir.

I. Foi criada para combater a violência doméstica e familiar; impõe punição dos agressores com maior rigor.

II. Configura violência contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, entre outros.

III. Com essa lei, a violência contra a mulher passa a ser interpretada como um problema individual e extingue-se, assim, a chamada “cultura do estupro”.

IV. Durante séculos, esse tipo de agressão (violência doméstica) nem sempre foi considerada uma violência pela sociedade brasileira, sendo vista por muitos como “problemas de família”.

Estão corretas as afirmativas

Deputados homenageiam na Câmara os 100 anos de Ulysses Guimarães

“Dr. Ulysses, como era conhecido, faria aniversário na quinta-feira,04/10/16. Familiares e cerca de 220 parlamentares prestaram a ele uma homenagem, no plenário principal da Casa, que leva seu nome. Ulysses, que morreu em 1992 em um acidente de helicóptero, e completaria nesta quinta 100 anos.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/10/camara-faz-homenagem-aos-100-anos-de-ulysses-guimaraes.html.)

Com uma vida política ativa, é correto afirmar que

“Reportagens sobre microcefalia exibidas em 2015 pelo Jornal Nacional e pelo Fantástico concorreram a um prêmio Internacional de Jornalismo – o Oscar da TV mundial. Os vencedores foram anunciados em Nova York. O Jornal Nacional e o Fantástico concorreram juntos na categoria Notícia, com a cobertura que mostrou que o aumento dos casos de microcefalia no Brasil estava relacionado ao avanço do vírus da Zika. Esta foi a décima indicação consecutiva do JN a esse prêmio.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/09/vencedores-do-premiointernacional-de-jornalismo-sao-anunciados.html.)

O prêmio internacional a que se refere a reportagem é:

“O nome da operação ‘Lava Jato’ decorre do uso de uma rede de postos de combustíveis e lava a jato de automóveis para movimentar recursos ilícitos pertencentes a uma das organizações criminosas inicialmente investigadas. Embora a investigação tenha avançado para outras organizações criminosas, o nome inicial se consagrou.”

(Disponível em: http://lavajato.mpf.mp.br/entenda-o-caso.)

Várias fases compõem a “Lava Jato”, dentre as quais podemos apontar:

América do Sul: geleiras estão com os dias contados
Em agosto 2009 despareceu a geleira Chacaltaya na Cordilheira dos Andes, na Bolívia, que tinha 18 mil anos de existência. Os especialistas esperavam o degelo para 2015, mas ocorreu antes e [...] o que foi uma pista de esqui valorizada por ser a mais alta do mundo, com 5.300 metros acima do nível do mar, agora é um declive de rochas e algumas placas isoladas de gelo.
(VALENTE, Marcela. Ambiente América do Sul: geleiras estão com os dias contados. Agência Inter Press Service,2009.)

O fenômeno descrito trata-se de: