Filtrar


Questões por página:
"Lula defende taxação de super-ricos e combate à fome na OIT." (Fonte: Dol.com / Data: 13.06.2024). Sobre a matéria, apenas não se pode afirmar:
"A Amazônia está no centro da questão climática mundial. Especialista diz que Amazônia é fundamental nas discussões sobre a meteorologia e regimes hídricos do planeta, além da biodiversidade." (Fonte: DOL.com / Data: 12.06.2024). Sobre o assunto da reportagem, leia as assertivas seguintes e marque a única alternativa correta:

l- A questão climática está muito ligada ao regime de decisões que advém de espaços como a Conferência das Partes da Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, as COPs.
ll- A Amazônia quase sempre é colocada no centro do debate sobre condições climáticas, pois a floresta exerce papel fundamental para a regulação do clima global, sendo ameaçada quando há degradação ou desmatamento progressivo, o que pode afetar não apenas quem vive na região, mas também para quem está além dela.

“Londres elege Sadiq Khan, o seu 1° prefeito muçulmano. Candidato trabalhista foi o escolhido por 44 % dos eleitores londrinos e derrotou seu principal adversário no pleito, o conservador Zac Goldsmith, que teve 35 % dos votos.” (Fonte: Revista VEJA; Data: 06.05.2016). Sobre o assunto noticiado, analise as afirmações seguintes e marque a alternativa correta:


I- O candidato trabalhista Sadiq Khan venceu as eleições municipais de Londres e se tornou o primeiro prefeito muçulmano de uma capital europeia.

II- Khan foi o escolhido por 44 % dos eleitores (com 1,3 milhão de votos), enquanto o seu principal concorrente, o conservador Zac Goldsmith, angariou 35 % dos votos (ou 994.614).

III- Entre as propostas que Khan fez durante a sua campanha, a principal é resolver a atual crise de habitação na cidade ao construir novas casas

IV- Sadiq Khan foi ministro dos Transportes entre 2009 e 2010, durante o governo de Gordon Brown, tornando-se o primeiro muçulmano a fazer parte da equipe de um primeiro-ministro britânico.

Visualizar Questão Comentada
O país viveu horas de incerteza nesta quarta-feira (26.06.2024), depois que um grupo de militares se mobilizou no centro da capital, algo que o presidente Luis Arce descreveu como uma tentativa de “golpe de Estado”. Soldados e veículos militares tomaram por algumas horas o controle da Plaza Murillo e entraram no Palacio Quemado, sede do governo, liderados pelo general Juan José Zúñiga.

Horas depois, Zúñiga foi preso pela polícia. Ele havia sido destituído do cargo de chefe do Exército, no dia anterior, por algumas declarações que havia feito sobre o ex-presidente Evo Morales.

(BBC News Brasil,26.06.2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/crggmmxv9xdo. Adaptado)

A notícia refere-se ao ocorrido
O anúncio feito pelo presidente da França, Emmanuel Macron, ocorre após derrota de seu partido (REM) nas eleições do Parlamento Europeu para o partido de Marine Le Pen (RN), política populista de extrema direita. Macron disse que a ascensão de nacionalistas é um perigo para a Europa. “O resultado das eleições da União Europeia não é bom resultado para o meu governo”, afirmou o presidente.

(G1,09.06.2024. Disponível em: https://x.gd/PBTJK. Adaptado)

A notícia refere-se ao anúncio feito pelo presidente francês acerca de sua decisão sobre