Filtrar


Questões por página:

“O Ministério Público do Distrito Federal pediu à Polícia Civil que investigue, por eventual prática de associação criminosa, suspeitos de agredir profissionais da Uber. O pedido foi feito nesta quarta-feira (8) à 10ª DP, no Lago Sul, que apura casos de hostilidade do tipo. No dia 1º de junho, quatro irmãos foram perseguidos e espancados no Aeroporto Juscelino Kubitschek. No mesmo dia, a Polícia Militar tinha relatado casos de ataque a profissionais em um hotel.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/06/mp-df-pede-investigacao-de-ataques-planejados-profissionais-douber.html.)


Sobre a Uber, analise as afirmativas a seguir.

I. É um aplicativo de celular que conecta motoristas profissionais a passageiros.

II. É uma empresa de tecnologia, portanto não emprega motoristas e não possui nenhuma frota.

III. O único problema é que as viagens são cobradas automaticamente e só a dinheiro, o que torna um obstáculo aos passageiros.

IV. Taxistas do Brasil inteiro têm apoiado e utilizado o sistema, que já substitui praticamente toda a demanda do sistema de táxi antigo.


Estão corretas apenas as afirmativas

“O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, acionou nesta terça-feira a Carta Democrática Interamericana para a Venezuela, ao considerar que há elementos suficientes indicando que a ‘ordem democrática’ está sendo afetada no país sul-americano, o que pode levar a uma situação de ‘ilegitimidade’ se não for remediada. Almagro insta o Governo a se comprometer com a realização este ano do referendo revogatório, com a libertação dos presos políticos e com a suspensão do ‘bloqueio permanente’ da Assembleia Nacional, nas mãos da oposição que havia solicitado que ele atuasse diante da crise vivida no país sul-americano, que pode afetar todos os países da América Latina.”

(Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/05/31/ internacional/ 1464701924_470315.html.)


O atual presidente da Venezuela, no poder desde 2013, é:

As medidas de combate ao tabagismo poderão ser ampliadas. Está pronto para ser votado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o projeto que proíbe a venda de fumígenos para menores de 21 anos (PLS 236/2016). O autor do projeto, o ex-senador Ricardo Franco (DEM-SE), argumenta que uma restrição mais rigorosa é uma questão de saúde pública e também um direito dos jovens brasileiros. Ele destaca que a proibição alcança o uso e a venda de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.”

(Disponível em: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/09/06/projeto-proibe-venda-de-cigarros-para-menores-de-21-anos.)

Conforme a legislação brasileira atual, a proibição de venda de fumígenos atinge menores de

“A desaceleração da economia da China terá consequências negativas na economia mundial em 2016, especialmente nos países emergentes, afirmou a agência de classificação Moody's. O enfraquecimento mais pronunciado do que o antecipado da economia chinesa é atualmente um dos maiores riscos para a economia global, avaliou a agência no documento. O mundo olha atento para a desaceleração do ritmo de crescimento econômico da China, que pode afetar as economias de diversos países, inclusive o Brasil.”

(Disponível em: http://economia.uol.com.br/noticias/efe/2016/05/19/desaceleracao-da-china-mais-aos-paises-emergentes-avalia moodys.htm.)

Apesar dessa crise, a China continua sendo a segunda maior economia do mundo. Esse crescimento acelerado teve início principalmente a partir

“A Receita Federal libera, a partir das 9 h desta quinta-feira (08/09/16), a consulta ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda 2016 e a lotes residuais, de quem caiu na malha fina, de 2008 a 2015. Estão incluídos nesse 4º lote de restituição do IR deste ano 2.106.171 contribuintes, totalizando R$ 2,5 bilhões em restituições. O pagamento será feito no dia 15 de setembro.”
(Disponível em: http://g1.globo.com/economia/imposto-de-renda/2016/noticia/2016/09/receita-abre-consulta-ao-4-lote-do-ir-2016-nestaquinta.html.)
No fim de abril, a Receita Federal informou que 716 mil declarações já estavam retidas na malha fina do IR devido a inconsistências das informações prestadas. Sobre a “Malha Fina”, assinale a afirmativa correta.