Filtrar


Questões por página:
Na América Latina, México, Argentina e Uruguai já aceitam o casamento gay. Mas é na Europa Ocidental que os direitos dos homossexuais estão mais consolidados. Na Holanda, o direito existe desde 2000.
CHADE, Jamil. Brasil é 15º país a adotar medida; Holanda foi 1º . O Estado de S. Paulo, São Paulo,15 maio 2013. Disponível em: Acesso em: 16 maio 2013.
Em 2013, o país da Europa Ocidental que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em meio a diversas manifestações públicas contrárias à medida, foi a
Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 93% dos paulistanos defendem a redução da maioridade [penal] para 16 anos. De outro lado, alguns dos melhores juristas do país condenam a mudança. É verdade que a população reage emocionalmente depois de crimes chocantes, como o do jovem que matou um estudante três dias antes de completar 18 anos, mas essa percentagem nunca ficou abaixo de 80%.

GASPARI, Elio. Uma proposta para a maioridade penal. Folha de S. Paulo, São Paulo,05 maio 2013. Poder. Adaptado.

O argumento dos juristas contrários à redução dessa maioridade é o seguinte:
Numa experiência feita pela Universidade da Geórgia, nos EUA, um micróbio recebeu cinco genes de outra bactéria subaquática [...]. E dessa mistura saiu uma criatura capaz de algo muito útil: alimentar-se de CO2 . [...] “Agora podemos retirar o gás diretamente da atmosfera, sem ter de esperar as plantas crescerem”, diz o bioquímico Michael Adams, autor do estudo. Seria possível criar usinas de absorção de CO2, que cultivariam o micróbio em grande escala [...].
SUPERINTERESSANTE. Cientistas criam bactéria que come o CO2 do ar.318. ed. São Paulo: Abril, ano 26, n.5, maio 2013, p.14. Adaptado.

A atividade dessas usinas reduziria diretamente o processo de


Na charge acima, datada de dezembro de 2014, estão representados Fidel Castro e seu irmão e sucessor político, Raúl Castro.

A lata de refrigerante que o atual presidente cubano parece esconder de um Fidel já idoso e fisicamente combalido é o elemento da imagem que explicita a referência ao
Brasil reduz emissão de CO2 em 52,3% e está perto de meta, diz IBGE

RIO – O Brasil caminha para atingir a meta de redução da emissão de gases do efeito estufa, firmada voluntariamente há seis anos e apresentada na Conferência do Clima das Nações Unidas em 2009, indicam dados da 6ª edição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) 2015, divulgada nesta sexta-feira,19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão é reduzir a emissão desses gases entre 36,1% e 38,9% até 2020, com base em valores de referência de 2005. Dez anos antes do prazo final, o País já havia reduzido 52,3% das emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases do efeito estufa, mostra o levantamento do IBGE.

TOMAZELLI, Idiana; SALLOWICZ, Mariana. Brasil reduz emissão de CO2 em 52,3% e está perto de meta, diz IBGE. O Estado de S. Paulo, São Paulo,19 jun.2015. Disponível em:<http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral.brasil-reduz-emissao-de-dioxido-de-carbono-em-51-3-e-se-aproxima-de-meta,1709302> . Acesso em: 8 jul.2015.

A redução das emissões de gás carbônico (CO2), no período indicado, foi consequência da diminuição da(o)