Filtrar


Questões por página:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. Sobre o agravo, qual das alternativas abaixo está correta, considerando o que se conhece da doença até abril de 2020?
A dispneia é um sintoma de alarme multifatorial que pode ter diversos mecanismos fisiopatológicos, entre os quais, pulmonar, cardiogênico e psicológico. Está associada a emergências respiratórias, sendo importante que o enfermeiro tenha por base que:
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença que representa um dos maiores problemas em saúde pública no Brasil e no mundo, gerando elevado custo médicosocial, principalmente por sua participação em complicações como na doença cerebrovascular, na doença arterial coronária, na insuficiência cardíaca, na insuficiência renal crônica, na retinopatia a hipertensiva e na insuficiência vascular periférica. Sobre a HAS, é possível afirmar que:
A Diabetes Mellitus (DM) é um agravo que exige atenção, auto cuidado apoiado, e pressupõe vínculo entre profissionais, paciente e sua família. Muitas vezes, o atendimento ao caso de urgência é a oportunidade de estabelecer esse vínculo. Ao buscar a unidade, o usuário precisa se sentir bem acolhido, mesmo que seu caso seja classificado como não urgente, visando ao seu retorno e inclusão em um projeto terapêutico que venha a impedir novas complicações. Sobre DM, é possível afirmar que:
A diarreia consiste na alteração da função intestinal com perda excessiva de água e eletrólitos pelas fezes e/ou vômitos. Manifesta-se clinicamente pelo aumento do número de evacuações e/ou pela diminuição da consistência das fezes. Sobre cuidados com pessoas que apresentam diarreia, é necessário saber que: