Filtrar


Questões por página:
A enfermeira do setor de cirurgia, do serviço noturno, foi abordada pelo familiar de um paciente submetido a uma laparotomia, informando-a de que o curativo cirúrgico não fora realizado e que o último procedimento tinha sido executado há mais de 24 horas. A enfermeira comunicou que faria o curativo, mas, no entanto, queixou-se à equipe que o mesmo deveria ter sido realizado pela manhã e que o ideal era não ter de fazê-lo porque estava muito cansada.
Ao reunir o material para o procedimento, a enfermeira verificou que, no setor, não havia luvas estéreis, sendo necessário dirigir-se à Central de Material, em outro andar, para adquiri-las.
Mesmo ciente da necessidade de utilizar luvas estéreis em curativos de feridas cirúrgicas, optou por realizar o curativo com luvas de procedimento.

Considerando o caso relatado, a enfermeira em questão incorreu no erro ético de
O Tromboembolismo Venoso (TEV) é uma doença grave que pode resultar em complicações graves como o tromboembolismo pulmonar, apresentando elevada taxa de mortalidade.
Sabendo-se que pessoas com histórico de TEV apresentam risco de novos episódios, é importante que elas adotem medidas preventivas, as quais incluem
O posicionamento do paciente na mesa cirúrgica dependerá do procedimento operatório a ser realizado, bem como das suas condições físicas.
Desse modo, a posição padrão adotada para cirurgias da parte inferior do abdome e pelve é a
A enfermeira tem como uma de suas atribuições realizar orientações para o autocuidado do paciente, visando ao alcance de uma melhor qualidade de vida, especialmente no caso de pessoas com colostomias, pois ocorrem mudanças radicais na vida dessas pessoas.
Nesse sentido, em relação à orientação sobre a limpeza de uma colostomia, deve-se ensinar ao paciente a
Em caso de cirurgia abdominal, uma complicação considerada grave é a evisceração.
Nesse sentido, que cuidados de enfermagem devem ser adotados no caso de ocorrência dessa complicação?