Filtrar


Questões por página:
Quando um paciente se nega a receber tratamento, quais os princípios estão em conflito na relação paciente-enfermeiro?
A ética ensina:
O art.5º do Código de Ética da Enfermagem preconiza que a cassação consiste na perda do direito ao exercício da enfermagem e será divulgada nas publicações dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação. A pena de cassação do direito ao exercício profissional é aplicável nos casos de infrações ao que está estabelecido nos artigos: 9º; 12; 26; 28; 29; 78 e 79 deste Código. Assinale a alternativa que não condiz com o estabelecido nos artigos supracitados.
De acordo com o Código de Ética de Enfermagem no que tange ao artigo 118, as penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, conforme o que determina o art.18, da Lei nº 5905, de 12 de julho de 1973, são atribuidas penalidades Assinale a alterantica em que as penalidades estão em ordem de hierarquia:

Uma paciente de 23 anos de idade, primípara, história de 2 abortamentos, IG (idade gestacional) de 39 semanas, acompanhada de seu marido, foi admitida no centro de parto normal pela enfermeira obstetra de plantão. A parturiente referiu contrações uterinas de intensidades variáveis e perda de líquido de cor clara.

Na admissão, a enfermeira iniciou a anamnese com a avaliação do cartão pré-natal, prosseguindo com o exame físico-obstétrico, que revelou: apresentação cefálica com dorso à direita, dinâmica uterina 3/45”/10’, BCF (batimentos cardiofetais) de 140 bpm; ao toque vaginal: dilatação cervical de 6 cm, no plano zero de De Lee e bolsa íntegra. De posse dos achados clínicos, a enfermeira pôde concluir que a parturiente se encontrava em fase ativa do trabalho de parto de risco habitual e orientou o uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor, de acordo com o período clínico do parto. Nessa situação, avalie as seguintes intervenções relativas à situação descrita acima.



I. Realizar a amniotomia e registrar no partograma o acompanhamento do trabalho de parto.


II. Deambular livremente com a ajuda do acompanhante, em espaço reservado, para ativar o trabalho de parto e auxiliar a descida e rotação do feto.


III. Massagear a região cervical e lombar para ativar o córtex primitivo, liberando ocitocina e endorfina e relaxando a musculatura tensionada.


IV. Oferecer a bola suíça para que a parturiente possa realizar movimentos de contração perineal embaixo do chuveiro.


São corretas apenas as intervenções apresentadas em: