Filtrar


Questões por página:
Após registros recorde de dengue no ano de 2024, o Brasil inicia 2025 em estado de atenção para a possibilidade de novo crescimento da doença. Nas primeiras semanas do ano, já foram registrados mais de 90 mil casos prováveis e o número de mortes por suspeita de dengue passa de 100 em todo o território nacional, sendo urgente ampliar o monitoramento do avanço da doença.

Sobre o espectro clínico da dengue e, de acordo com o Manual do Ministério da Saúde (2024) “Dengue: diagnóstico e manejo clínico - Adulto e criança”, é CORRETO afirmar que:

Fonte: Brasil. Dengue: diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança.6. ed. Brasília: Ministério da Saúde,2024.
João,55 anos, foi atendido em emergência com quadro de náusea, vômito, desidratação, respiração de Kussmaul (profunda e rápida) e hálito cetônico. Ele tem histórico familiar de diabetes e apresenta sobrepeso e hipertensão não controlada. Glicemia de jejum de 260 mg/dl; pH arterial <7,3; cetonas séricas e urinarias presentes. Ao exame físico, observa-se diminuição dos reflexos tendinosos profundos e na sensação vibratória. O médico iniciou o tratamento com insulina e orientações sobre mudanças no estilo de vida para controlar os fatores de risco e prevenir o agravamento da doença. Considerando o caso em questão, é CORRETO afirmar que:
Daniela, técnica de enfermagem com 5 anos de experiência, estava atendendo um paciente masculino de 68 anos que apresentava quadro de insuficiência renal aguda. O paciente necessitava de monitoramento constante e sua diurese estava reduzida. Durante a noite, o médico plantonista indicou a inserção de cateter vesical de demora. Contra a vontade de Daniela e sob coação e intimidação da enfermeira responsável pelo setor, que estava repousando, Daniela realizou a execução do cateterismo vesical. Apesar de não haver danos ao paciente, Daniela foi punida com advertência verbal e multa, além de ter sido exigida sua participação em um curso de atualização sobre ética e atuação profissional. Sobre o caso, de acordo com a Resolução COFEN nº 564/2017, que aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, analise as afirmativas abaixo.

I- Realizar atos sob coação e intimidação são consideradas circunstâncias atenuantes.
II- Sob o ponto de vista legal, somente o Enfermeiro está apto, privativamente, para a execução do cateterismo vesical de demora.
III- A infração cometida por Daniela foi considerada gravíssima.
IV- Daniela cometeu a infração dolosamente, o que é considerado uma circunstância agravante.
V- A pena de Multa não pode ser aplicável nos casos em que o profissional executa atividades que não sejam de sua competência técnico-científica.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
A identificação e a avaliação do risco suicida são competências que dizem respeito a toda a rede de saúde, sendo fundamental que todos estejam capacitados para realizá-la, por se tratar de uma grande questão de saúde pública mundial.
Sobre o suicídio analise as afirmativas abaixo.

I- Faz parte do que habitualmente chamamos de comportamento suicida: os pensamentos, os planos e a tentativa de suicídio.
II- A ambivalência, a impulsividade e a rigidez são características psicopatológicas comuns no estado mental dos suicidas.
III- O suicídio é um comportamento com determinantes multifatoriais e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais.
IV- Os suicidas estão passando quase invariavelmente por uma doença mental e a principal doença associada ao comportamento suicida é a esquizofrenia.
V- Falar sobre o suicídio pode aumentar o risco, por isso, a mídia não deve abordar o tema.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
A troca dos equipos e dispositivos complementares é baseada em alguns fatores, como tipo de solução utilizada, frequência da infusão (contínuo ou intermitente), suspeita de contaminação ou quando a integridade do produto ou do sistema estiver comprometida.

Considerando as medidas de prevenção de infecção relacionadas à assistência à saúde (ANVISA,2017), é CORRETO afirmar:
Fonte: Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília: Anvisa,2017.