Filtrar


Questões por página:
Jorge,65 anos é portador de diabetes mellitus tipo 1 e insulino dependente. Enquanto espera atendimento de rotina na Unidade de Saúde da Família, Jorge apresenta tremor, sudorese, palidez, taquicardia, tontura, cefaleia, fraqueza, parestesia, distúrbio visual e perda total da consciência. Glicose sanguínea se apresenta 45 mg/dl. O médico, prontamente, prescreve 30 mℓ de glicose a 50% por via Intravenosa (IV). Considerando que, no estoque da Unidade, só há ampolas de 10 mℓ de glicose a 25%, qual o número de ampolas de glicose a 25% que deve ser administrada?
Visualizar Questão Comentada
Durante uma visita domiciliar, a técnica de enfermagem verifica que na Caderneta de Vacina de uma criança de 6 anos de idade há três registros da vacina penta (vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B - recombinante e Haemophilus influenzae B - conjugada), aos 2 (dois),4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade.Apesar disso, não há nenhum registro da vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (DTP). Considerando o exposto, é correto afirmar, em relação à vacina DTP, que se deve:
Os trabalhadores de enfermagem, no cuidado e assistência ao paciente na Estratégia de Saúde da Família, em atividades como a administração de medicamentos e de imunobiológicos, realizam diariamente o manuseio e o descarte de materiais perfurocortantes. Esses objetos são capazes de provocar cortes ou perfurações, assim exigindo medidas cuidadosas para seu descarte e manuseio (Moura, Deodato, Gama; 2016). Sobre este assunto, assinale a alternativa CORRETA.
No que diz respeito aos aspectos psicossociais puerperais, há uma condição transitória e autolimitada, observada em aproximadamente 80% das mães logo após o parto, caracterizada por sintomas de labilidade emocional, choro fácil, irritabilidade, fadiga, tristeza e insônia conhecida por:
Fabiana,22 anos de idade e quatro filhos vivos, procura a Estratégia de Saúde de Família (ESF) para orientação sobre planejamento familiar, com interesse em realizar a técnica contraceptiva de esterilização feminina. Diante desse relato e de acordo com a Lei N°14.443/2022, é CORRETO informar a Fabiana que: