Filtrar


Questões por página:
A UFRGS possui dois prefixos editoriais junto à Agência Brasileira do International Standard Book Number (ISBN), os quais podem ser atribuídos pela Editora ou pelas Bibliotecas da UFRGS. Sobre a obtenção do ISBN, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O ISBN é um número de identificação individual de materiais bibliográficos com função de eliminar barreiras linguísticas e facilitar a localização e comercialização das obras. A numeração é controlada pela Agência Internacional do ISBN. No Brasil, a Câmara Brasileira do Livro representa essa Agência e tem a função de atribuir o ISBN.

( ) O ISBN deve ser inserido na página de créditos, especificamente na ficha catalográfica, separado por hífen e precedida da sigla “ISBN”.

( ) Como regra, o ISBN deve ser atribuído a cada nova edição de uma publicação com mudança no conteúdo ou idioma diferente. Além disso, obras reeditadas com ou sem mudanças no tipo de suporte, tipo de formato, tipo de acabamento e tipo de capa também recebem novo ISBN. Os volumes de uma coleção e a coleção completa recebem o mesmo número.

( ) Qualquer Pessoa Jurídica ou Física que pretende publicar um livro pode solicitar ISBN. A Pessoa Jurídica (Empresa) precisa ser obrigatoriamente uma editora.

( ) A solicitação de um ISBN é feita de forma 100% online no Portal de Serviços da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Os acervos das bibliotecas setoriais da UFRGS têm sofrido danos resultantes de alguns desastres, como o mais recente episódio da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024, que causou danos significativos à Biblioteca da Escola de Administração, com perda de mobiliário, equipamentos e a redução em 50% do acervo. Nesses casos de catástrofes, segundo Spinelli e Pedersoli Jr. (2011), são estabelecidos alguns critérios para identificação de acervos prioritários para ações de tratamento de riscos, em especial, emergências. Existem critérios principais para a identificação de peças do acervo bibliográfico e documental e demais itens do patrimônio que são priorizados em ações de tratamentos de riscos, particularmente em resposta a situações emergenciais, tais como inundações, incêndios e colapso estrutural. São critérios a serem considerados, EXCETO:
A Biblioteca Central da UFRGS juntamente às bibliotecas setoriais oferecem o curso de capacitação Super 8, que é oferecido para auxiliar estudantes de graduação e pós-graduação a aprimorarem suas habilidades de pesquisa e redação de trabalhos acadêmicos. O curso possui módulos, cada um focado em uma área essencial para o sucesso na vida acadêmica com a proposta de que os participantes desenvolvam as competências necessárias para lidar com o processo de pesquisa, desde a busca por fontes até a formatação final do trabalho. Um desses módulos prepara os estudantes para usar bases de dados como fontes de pesquisa online que agregam a produção intelectual de acordo com a área (Pubmed, Scopus e Web of Science), ajudando-os a aprender as funcionalidades, montar uma estratégia de busca e exportar documentos para os gerenciadores. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta o nome desse módulo.
Segundo Di Domenico (2020), toda IES, seja ela pública ou privada, está sob supervisão do MEC, que estabelece critérios para a avaliação das instituições e de todos os seus cursos de graduação e pós-graduação. Nesse sentido, a principal demanda de conteúdo de uma BU, ou sistema de bibliotecas, é o atendimento às bibliografias indicadas nos ______________ dos cursos de graduação. Além disso, um dos critérios avaliados é a indicação da bibliografia _________ e ____________ dos cursos e sua disponibilização nos acervos (físicos ou virtuais) das bibliotecas.

Assinala a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Conforme Grogan (2001), os oito passos do processo de referência seguem uma sequência lógica de etapas decisórias encadeadas. “O sucesso final depende de que cada um dos passos que constituem a primeira fase seja executado corretamente, e muitas vezes é necessário que os bibliotecários refaçam com os consulentes os primeiros passos que estes deram por sua própria conta. A questão inicial formulada pelo consulente pode às vezes exigir maiores esclarecimentos ou ajustes para se ter certeza de que corresponde de forma mais precisa à necessidade de informação subjacente. A questão, em seguida, é comparada com a maneira como as informações são geralmente organizadas na biblioteca e, mais particularmente, nas fontes de informação específicas existentes em seu acervo ou em outros lugares […]”. Considerando os oito passos do processo de referência, é correto afirmar que, neste trecho, o autor está refere-se à seguinte etapa: