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Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Não definido
A história da música ocidental pode ser dividida em períodos. Relacione os períodos com suas características e seus compositores.
I - Período Renascentista II - Período Barroco III - Período Clássico
( ) Caracterizado por ritmos enérgicos, melodias ornamentadas e contrastes entre sons fortes e fracos. Compositores do período: Antonio Vivaldi, George Telleman, Johann Sebastian Bach e George Handel.
( ) A orquestra aumentou de tamanho e os compositores procuravam realçar a graça, a beleza e a elegância das melodias. Compositores do período: Wolfgang Amadeus Mozart, Christoph Gluck, Carl Phillip Bach e Joseph Haydn.
( ) O estilo musical desse período é a polifonia coral. Compositores do período: Josquin de Pres, Giovanni da Palestrina, Orlando Lassus e Giovanni Gabrieli.
Marque a sequência correta.
I - Período Renascentista II - Período Barroco III - Período Clássico
( ) Caracterizado por ritmos enérgicos, melodias ornamentadas e contrastes entre sons fortes e fracos. Compositores do período: Antonio Vivaldi, George Telleman, Johann Sebastian Bach e George Handel.
( ) A orquestra aumentou de tamanho e os compositores procuravam realçar a graça, a beleza e a elegância das melodias. Compositores do período: Wolfgang Amadeus Mozart, Christoph Gluck, Carl Phillip Bach e Joseph Haydn.
( ) O estilo musical desse período é a polifonia coral. Compositores do período: Josquin de Pres, Giovanni da Palestrina, Orlando Lassus e Giovanni Gabrieli.
Marque a sequência correta.
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Não definido
Texto I
É comum, por parte dos professores, a procura de atividades prontas, as famosas ‘receitas’. As aulas limitam-se a uma sequência de atividades escolhidas a esmo ou, então, adota-se algum método gerado no Brasil (Villa-Lobos, Gazzi de Sá, Liddy Mignone e Sá Pereira) ou algum método trazido da Europa — o que é o mais comum — (Dalcroze, Orff, Kodaly, Willems, Martenot), métodos estes que, por muito tempo, serviram, e ainda servem, de modelo na prática educacional.
MATEIRO, Teresa de Assunção Novo. Educação musical nas escolas brasileiras: Retrospectiva histórica e Tendências pedagógicas atuais. Revista Nupeart, v.4, n.4, set.2006 (Adaptado).
Texto II
Não podemos esquecer que os métodos carregam uma concepção de música e de mundo. Podemos reapropriar-nos de exercícios dos vários métodos, na condição de, compreendendo os princípios que os embasam, redirecioná-los para as metas que almejamos.
PENNA, Maura. Reavaliações e Buscas em Musicalização. São Paulo: Loyola,1990 (Adaptado).
De acordo com as ideias apresentadas sobre os métodos para o ensino de música, avalie as afirmações.
I. Os métodos ativos trazem receitas prontas de como dar aulas de música nas escolas, por isso devem ser aplicados exatamente como mandam os autores, sem espaço para adaptações.
II. Os exercícios contidos nos métodos europeus não devem ser utilizados como referência para o ensino de música nas escolas brasileiras, pois foram elaborados para realidades completamente diferentes.
III. A partir da compreensão dos exercícios propostos nos tradicionais métodos de ensino de música, o professor poderá fazer adaptações e criar novos exercícios, de acordo com os objetivos e a realidade escolar em que está inserido.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
É comum, por parte dos professores, a procura de atividades prontas, as famosas ‘receitas’. As aulas limitam-se a uma sequência de atividades escolhidas a esmo ou, então, adota-se algum método gerado no Brasil (Villa-Lobos, Gazzi de Sá, Liddy Mignone e Sá Pereira) ou algum método trazido da Europa — o que é o mais comum — (Dalcroze, Orff, Kodaly, Willems, Martenot), métodos estes que, por muito tempo, serviram, e ainda servem, de modelo na prática educacional.
MATEIRO, Teresa de Assunção Novo. Educação musical nas escolas brasileiras: Retrospectiva histórica e Tendências pedagógicas atuais. Revista Nupeart, v.4, n.4, set.2006 (Adaptado).
Texto II
Não podemos esquecer que os métodos carregam uma concepção de música e de mundo. Podemos reapropriar-nos de exercícios dos vários métodos, na condição de, compreendendo os princípios que os embasam, redirecioná-los para as metas que almejamos.
PENNA, Maura. Reavaliações e Buscas em Musicalização. São Paulo: Loyola,1990 (Adaptado).
De acordo com as ideias apresentadas sobre os métodos para o ensino de música, avalie as afirmações.
I. Os métodos ativos trazem receitas prontas de como dar aulas de música nas escolas, por isso devem ser aplicados exatamente como mandam os autores, sem espaço para adaptações.
II. Os exercícios contidos nos métodos europeus não devem ser utilizados como referência para o ensino de música nas escolas brasileiras, pois foram elaborados para realidades completamente diferentes.
III. A partir da compreensão dos exercícios propostos nos tradicionais métodos de ensino de música, o professor poderá fazer adaptações e criar novos exercícios, de acordo com os objetivos e a realidade escolar em que está inserido.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Não definido
É fundamental, para o arranjador, saber qual é a razão social do arranjo. As bandas têm um campo de atuação muito variado: podem se apresentar tanto em salas fechadas como em teatros e até em estádios de futebol, passando por cinemas, coretos, ginásios de esportes, escolas, circos, touradas etc. Isso é formidável; a banda está onde o povo está. Mas, para o arranjador, isso pode ser um problema.
NOGUEIRA, Hudson. Antes de começar a escrever um arranjo. In: JARDIM, Marcelo. Pequeno guia prático para o regente de banda. Volume 1. Rio de Janeiro: Funarte,2008 (adaptado).
Considerando a ideia apresentada no texto, avalie as afirmações.
I. Ao elaborar um arranjo para banda, deve-se considerar o local em que ele será executado.
II. O equilíbrio sonoro em arranjo, pensado para uma apresentação em local pequeno e fechado, pode não funcionar para um local amplo e aberto, como um estádio de futebol.
III. Independente do local em que será executado, um arranjo deve privilegiar a combinação de solos de flauta e clarinete, em dinâmica piano, com o acompanhamento dos metais em dinâmica forte. Assim, teremos um som equilibrado em qualquer espaço.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
NOGUEIRA, Hudson. Antes de começar a escrever um arranjo. In: JARDIM, Marcelo. Pequeno guia prático para o regente de banda. Volume 1. Rio de Janeiro: Funarte,2008 (adaptado).
Considerando a ideia apresentada no texto, avalie as afirmações.
I. Ao elaborar um arranjo para banda, deve-se considerar o local em que ele será executado.
II. O equilíbrio sonoro em arranjo, pensado para uma apresentação em local pequeno e fechado, pode não funcionar para um local amplo e aberto, como um estádio de futebol.
III. Independente do local em que será executado, um arranjo deve privilegiar a combinação de solos de flauta e clarinete, em dinâmica piano, com o acompanhamento dos metais em dinâmica forte. Assim, teremos um som equilibrado em qualquer espaço.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Não definido
A Educação em Direitos Humanos parte de três pontos: primeiro, é uma educação permanente, continuada e global. Segundo, está voltada para a mudança cultural. Terceiro, é educação em valores, para atingir corações e mentes e não apenas instrução, ou seja, não se trata de mera transmissão de conhecimentos. Acrescente-se, ainda, que deve abranger, igualmente, educadores e educandos. Sobre Educação em Direitos Humanos, marque a única alternativa correta:
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Não definido
Questão Anulada
Sobre a gestão em UAN, avalie as assertivas.
I. A garantia de execução dos cardápios e segurança alimentar e nutricional da clientela passa pelos critérios de avaliação e seleção dos fornecedores de matérias-primas, ingredientes e embalagens, especificadas pelo serviço, além das condições de higiene e conservação do transporte desses insumos.
II. Considerando que o consumo semanal de gás de uma UAN é de 63 m³ para se produzir 500 refeições/dia, de segunda à domingo, ao preço de R$ 6,50/m³ de gás, o custo de gás é R$ 409,50 por dia e R$ 0,82 por refeição servida.
III. Ao planejar um cardápio institucional, o nutricionista deve conhecer seus clientes, hábitos e cultura, além de consultar a sazonalidade dos alimentos e aplicar técnicas dietéticas, sem se esquecer do preço dos alimentos.
IV. Uma UAN serve salada de pepino três vezes na semana para seus 150 comensais. O per capita do tomate é 40 g e o fator de correção 1,15. A compra dos hortifrutis é realizada semanalmente, considerando 5% de margem de segurança, sendo assim, a previsão de compras é de 21,8 kg de pepino.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
I. A garantia de execução dos cardápios e segurança alimentar e nutricional da clientela passa pelos critérios de avaliação e seleção dos fornecedores de matérias-primas, ingredientes e embalagens, especificadas pelo serviço, além das condições de higiene e conservação do transporte desses insumos.
II. Considerando que o consumo semanal de gás de uma UAN é de 63 m³ para se produzir 500 refeições/dia, de segunda à domingo, ao preço de R$ 6,50/m³ de gás, o custo de gás é R$ 409,50 por dia e R$ 0,82 por refeição servida.
III. Ao planejar um cardápio institucional, o nutricionista deve conhecer seus clientes, hábitos e cultura, além de consultar a sazonalidade dos alimentos e aplicar técnicas dietéticas, sem se esquecer do preço dos alimentos.
IV. Uma UAN serve salada de pepino três vezes na semana para seus 150 comensais. O per capita do tomate é 40 g e o fator de correção 1,15. A compra dos hortifrutis é realizada semanalmente, considerando 5% de margem de segurança, sendo assim, a previsão de compras é de 21,8 kg de pepino.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.