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Concurso:
DPE-RJ
Disciplina:
Engenharia Civil
No dimensionamento de pontes de concreto rodoviárias e ferroviárias, os fatores tais como mobilidade da carga, efeitos de massa das cargas, efeitos de massas não compensadas no caso de locomotivas, e irregularidades da pista, influenciam diretamente
Concurso:
DPE-RJ
Disciplina:
Engenharia Civil
Uma barra de aço de 1 m de altura tem 500 mm2 de seção transversal constante e está submetida apenas a esforço de compressão. O módulo de elasticidade do aço é 200 GPa. Para que o encurtamento elástico da barra seja 1 mm, o valor desse esforço de compressão, em kN, é
Concurso:
DPE-RJ
Disciplina:
Engenharia Civil
Uma viga de concreto é biapoiada em dois pilares e possui 3 barras longitudinais CA-50 de 16 mm cada ao longo de todo o seu vão. Sabendo que o braço de alavanca dessa viga na seção de meio de vão é 400 mm, o momento fletor máximo positivo em serviço que essa viga pode suportar, em kNm, é
Concurso:
DPE-RJ
Disciplina:
Engenharia Civil
Segundo a NBR 8953:2011 (Concreto para fins estruturais – Classificação pela massa específica, por grupos de resistência e consistência), um concreto normal, com resistência característica à compressão de 50 MPa e abatimento entre 50 e 100 mm é classificado como
Concurso:
DPE-RJ
Disciplina:
Engenharia Civil
Concreto auto-adensável (CAA) é definido como o concreto que é capaz de fluir, auto-adensar pelo seu peso próprio, preencher a forma e passar por embutidos (armaduras, dutos e insertos), enquanto mantém sua homogeneidade nas etapas de mistura, transporte, lançamento e acabamento. A propriedade do CAA que está relacionada com a consistência da mistura (coesão) e que influencia no comportamento do concreto ao escoamento é denominada