Questões de Concurso
Filtrar
9.173 Questões de concurso encontradas
Página 244 de 1.835
Questões por página:
O dimensionamento de estruturas de concreto armado demanda de diversos conhecimentos tanto de cálculo como também de tolerâncias dimensionais, formas de execução, entre outros. Dentre estes conhecimentos está incluso a ancoragem das armaduras. Logo, acerca da ancoragem das armaduras em concreto armado, analise as afirmativas a seguir:
I- Na ancoragem de armaduras passivas por aderência, com grandes raios de curvatura, as barras comprimidas devem ser ancoradas sem ganchos.
II- Os ganchos das extremidades das barras da armadura longitudinal de tração podem ser em ângulo reto, com ponta reta de comprimento não inferior a 8 vezes o diâmetro da barra.
III- No caso de ancoragem de feixes de barras por aderência as barras constituintes de feixes devem ter ancoragem reta.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
A figura a seguir ilustra uma viga isostática sujeita a cargas verticais.

É CORRETO afirmar que as reações de apoio da viga nos pontos A e B, são respectivamente iguais a:
No capítulo referente a Avaliação e Perícia de Engenharia do livro Orçamento na construção civil: consultoria, projeto e execução – TISAKA, Maçahico – Pini (2006), o autor menciona que esta é uma área muito sensível onde o resultado de seus serviços envolvem, muitas vezes, questões judiciais delicadas, assumindo, os profissionais pela realização dos trabalhos, responsabilidade civil e criminal na eventualidade de erros cometidos.
Com isso, de acordo com o livro, o IBAPE-SP estabelece critérios rígidos em forma de regulamento para a fixação de honorários em função dos seguintes fatores, EXCETO:
A Norma ABNT NBR nº 9.050/2020 – Versão corrigida 2021, menciona que nas edificações e equipamentos urbanos, todas as entradas, bem como as rotas de interligação às funções do edifício, devem ser acessíveis, inclusive o percurso entre o estacionamento de veículos e os acessos dessas edificações.
Quando da impraticabilidade de se executar uma rota acessível entre o estacionamento e os acessos das edificações, esta norma estabelece que devem ser previstas em outro local as vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e para pessoas idosas que permitam um deslocamento até um acesso acessível com uma distância MÁXIMA de: