Filtrar


Questões por página:
A bússola é um instrumento muito antigo utilizado nas navegações e para fins de orientação; sua agulha central funciona como um ímã que interage com o campo magnético da Terra. A bússola é um instrumento empregado para a orientação na superfície terrestre. Em relação às bússolas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A graduação nas bússolas destinadas à leitura de rumos é subdividida em quadrantes, isto é, a numeração inicia no Norte com 90°, decrescendo para a direita e para a esquerda até zero, passando a crescer até 90° ao chegar ao Sul.

( ) Nas bússolas destinadas à leitura de azimutes, a graduação é contínua, isto é, vai de zero no Norte até 360° no mesmo ponto.

( ) No centro do círculo graduado, apoia-se uma agulha imantada, cujo comprimento é sensivelmente igual ao diâmetro do círculo, para que suas pontas se superponham à graduação permitindo, assim, a leitura.

A sequência está correta em
O fiscal da obra é um profissional legalmente habilitado para atuar na área específica em que se enquadram os serviços contratados, necessariamente registrado no CREA ou no CAU, designado pelo ordenador de despesa ou por quem este designar, com a atribuição de acompanhar e fiscalizar a execução da obra ou serviço de engenharia. Assinale a alternativa que NÃO constitui uma atribuição do fiscal de obra.
Após o aparecimento de patologias e vícios construtivos em uma edificação de múltiplos pavimentos, um engenheiro civil foi contratado para realização de laudo técnico, o qual apresentou como causa a movimentação vertical descendente de elemento estrutural. Assinale a alternativa que apresenta o termo técnico para definição do fenômeno ocorrido.
As licitações para execução de obras e para prestação de serviços deverão obedecer ao disposto na Lei 8.666/1993 e suas alterações. Com relação à licitação de obras, é CORRETO afirmar:
Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa CORRETA com relação às características e propriedades de um orçamento de obras.
I - Aproximação: Todo orçamento é aproximado, baseado em previsões e estimativas, não se deve esperar que seja exato, porém, necessita ser preciso. II - Especificidade: Todo orçamento é específico e decorrente de características particulares, como o porte da empresa apta a realizar a obra e as condições locais de clima, relevo, vegetação, condição do solo, qualidade da mão de obra, facilidade de acesso à matéria-prima etc. III - Temporalidade: O orçamento representa a projeção dos recursos necessários para a produção de uma obra em dado momento. Apesar da possibilidade de reajuste por índices, existem flutuações de preços individuais dos insumos, alterações tributárias, evolução dos métodos construtivos, bem como diferentes cenários financeiros e gerenciais. Deste modo, o orçamento outrora realizado não é válido para momento e condições distintas daquelas consideradas.