Filtrar


Questões por página:
O Decreto nº 32/2019 regulamenta o Código de Obras e Posturas de Agudo, estabelecendo normas construtivas para as calçadas e passeios públicos do Município. Sobre técnicas construtivas e materiais, assinale a alternativa correta.
De acordo com os fundamentos da Engenharia relacionados às instalações elétricas e hidrossanitárias nos projetos e execução de obras, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em um circuito elétrico, os elementos que têm a propriedade de oferecer resistência podem ser associados de duas maneiras: em série ou em paralelo. Para resistores em série, a corrente é a mesma através de cada um deles.
( ) Somente nas instalações de circuitos menores (com poucos elementos em paralelo) pode-se utilizar o método “produto pela soma” para determinar a resistência equivalente. Entretanto, é necessário repetir o procedimento e calcular resistores equivalentes intermediários, de dois em dois, até se chegar a um só elemento.
( ) Com relação às declividades das tubulações, todos os trechos horizontais devem possibilitar o escoamento dos efluentes por gravidade; os trechos horizontais devem ter declividade constante, sendo o mínimo de 2% para tubulações com diâmetro nominal (DN) de até 75 e 1% para DN maior que 100; e a declividade máxima permitida é de 5%.
( ) Os tubos de queda que recolhem despejo de pias e máquinas de lavar louças devem descarregar em uma caixa de espuma, a fim de se evitar seu retorno. Deve-se preferir a ligação de tubulações em região de sobrepressão nos tubos que recebem efluentes que possam conter detergentes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre a origem das anomalias relacionadas a vícios e patologias de construção, com base na NBR 13752 – Perícias de engenharia na construção civil, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os fatores às respectivas origens das anomalias ou avarias.

Coluna 1
1. Endógenas.
2. Exógenas.
3. Funcionais.

Coluna 2
( ) São aquelas originárias da ação de terceiros, a exemplo dos choques mecânicos, exposições dos sistemas periciados a gases ou líquidos corrosivos, desgaste excessivo por abrasividade não projetada, explosões por imperícia do usuário, etc.
( ) Originadas do próprio sistema edificante periciado, como erro de projeto, material diverso ao especificado pelo projetista ou de qualidade, assim como desacerto na execução ou execução descuidada.
( ) Surgem quando as origens das anomalias ou avarias construtivas derivam do desgaste do material ou da sua degradação após significativo tempo de vida do sistema edificante, em uso repetitivo e contínuo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com a Norma de Desempenho (NBR 15575), que estabelece os critérios e requisitos mínimos de qualidade e segurança para determinados edifícios, assinale a alternativa correta em relação à aplicação dessa norma em obras públicas.
Sobre as avaliações de projetos de Espaços Assistenciais de Saúde (EAS), de acordo com a Resolução RDC nº 50/2002, analise a sentença a seguir:
Para execução de qualquer obra nova, de reforma ou de ampliação de EAS é exigida a avaliação do projeto físico em questão pela Vigilância Sanitária local (estadual ou municipal) (1ª parte). A avaliação dos projetos físicos de EAS exige a documentação denominada PBA – Projeto Básico de Arquitetura (representação gráfica + relatório técnico) (2ª parte). No ato da emissão da licença ou alvará de funcionamento do EAS, o proprietário deverá entregar à Vigilância Sanitária as ARTs referentes aos projetos complementares de estruturas e instalações, quando couber (3ª parte).
Quais partes estão corretas?