Filtrar


Questões por página:
A dengue caracteriza-se por um cenário de transmissão endêmica / epidêmica em grande parte do Brasil, determinada principalmente pela circulação simultânea de vários sorotipos virais. O cenário de intensa transmissão contribui para a mudança no perfil da doença no país. Entre as principais mudanças na epidemiologia da doença no Brasil, destaca-se a ocorrência cada vez maior de suas formas graves e de óbitos. Apesar do aumento da gravidade dos casos, a forma de tratar e salvar vidas continua com os mesmos princípios. São eles:
Quando houver presença de reação adversa grave e o Esquema Básico de tratamento contra a tuberculose pulmonar não puder ser reintroduzido, um Esquema Especial deve ser indicado.
Nesse sentido, o esquema recomendado para 2 e 10 meses de tratamento de um paciente que apresentou reação adversa grave à Rifampicina abrange os seguintes fármacos:
Uma gestante de 31 anos,28 semanas de gestação, apresenta cerca de 90 lesões de pele.
De acordo com o escore de gravidade preconizado pela OMS, ela é classificada como um caso de varíola dos macacos (monkeypox)
Em setembro de 2022, foram divulgados, por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, os primeiros casos de infecção simultânea por catapora e varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil.
Acerca dessas doenças, analise as afirmativas a seguir.
I. Tanto a monkeypox como a catapora apresentam lesões cutâneas papulovesiculares, dolorosas, bem circunscritas, profundas, umbilicadas e mostram-se relativamente do mesmo tamanho e mesmo estágio de desenvolvimento.
II. A monkeypox geralmente evolui de forma benigna, os sinais e sintomas duram de 2 a 4 semanas, podendo o período de incubação chegar a até 21 dias.
III. O período de incubação da catapora é de 3 a 7 dias e a transmissão se dá entre 1 a 2 dias após o aparecimento das lesões de pele e estende-se até que todas as lesões estejam em fase de crostas.
Está correto o que se afirma em
Devido aos baixos índices na cobertura vacinal contra a poliomielite ao longo dos últimos anos, pesquisadores têm alertado para o risco de retorno da doença, erradicada no Brasil desde 1994.
Com base nas orientações e diretrizes da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde acerca da poliomielite e da prevenção, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A poliomielite é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em questão de horas, afetando, principalmente, crianças menores de 5 anos.
( ) Em crianças vacinadas com a vacina oral, os vírus atenuados se reproduzem e persistem em seus intestinos por até seis semanas e, então, são excretados no meio ambiente, podendo atingir outras crianças suscetíveis e fornecer proteção.
( ) Atualmente, são usados dois tipos de vacina contra a poliomielite na Região das Américas, a Vacina Oral Atenuada (VOP) e a Vacina Injetável Inativada (VIP); a VOP contém três tipos de poliovírus e a VIP, dois tipos.
As afirmativas são, respectivamente,