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Um gerente analisou as atividades da agência sob sua responsabilidade e notou que o movimento de clientes aumenta em quase três vezes entre os dias 5 e 10 de cada mês, quando se concentram os pagamentos de contas de consumo. Nos demais dias do mês, os funcionários passam parte do tempo sem terem clientes para atender. O gerente lamentou não ter como utilizar essa ociosidade em dias de maior procura e focou no treinamento dos funcionários para que o atendimento fosse mais rápido nos dias mais intensos.


A situação apresentada se relaciona à característica diferenciadora dos serviços que está associada à impossibilidade de estocagem ou revenda de serviços denominada

Com o objetivo de reter os clientes e manter os relacionamentos já instituídos, o banco X decidiu diminuir as taxas cobradas nos empréstimos e na administração de fundos de investimento para clientes que fizessem negócios há mais de 10 anos com o banco e tivessem mantido, ao longo desse tempo, um volume elevado de depósitos.


Nesse caso, a estratégia de marketing de relacionamento está ancorada em laços

A segmentação é uma estratégia importante para que as marcas se consolidem no mercado.


Entre os diversos fins de sua aplicabilidade pelas empresas, está a

O nível mais básico de um produto bancário é seu núcleo.


Ele representa o benefício intangível, que irá solucionar uma necessidade do cliente, tal como a

Recentemente duas instituições se fundiram criando a B3.


As instituições que se fundiram foram