Filtrar


Questões por página:

Considere a figura abaixo que mostra o Sistema de Gestão de Riscos da Norma NBR ISO/IEC 27005: 2008.

A Análise/Avaliação de Riscos é composta das etapas I, II e III mostradas na figura acima, que se referem, respectivamente, a:

Considere o seguinte caso:

Luiza, uma profissional de TI, almoçava com seu amigo Raul, também profissional da área, quando o telefone dele toca. Um problema no Data Center havia acontecido e ele estava de plantão. Raul informa à Luiza que precisaria ir ao Data Center (de uma grande instituição bancária) e a convida para ir com ele prometendo que ela poderia conhecer o famoso local. Chegando à portaria do prédio da instituição bancária, Raul pede ao segurança para permitir o acesso de Luiza, pois ela era sua namorada. Raul consegue acesso através de suas digitais e deixa Luiza adentrar o Data Center (sem nenhum registro de acesso). Dentro do Data Center ele pede que, enquanto ele resolve o problema, os Analistas de Redes mostrem à Luiza o mainframe e ensinem alguns comandos a ela. Os Analistas oferecem à Luiza alguns manuais e permitem que ela execute alguns comandos no mainframe, apenas recomendando que não executasse “delete”. Assim, Luiza ficou até às 22 horas daquele dia, tendo acesso à base cadastral e financeira da instituição bancária.

Num único fato, podem ser identificados vários incidentes de segurança da informação e a violação de regras de segurança da informação, como as listadas abaixo. NÃO foi violada ou NÃO se aplica ao contexto a regra:

A Norma NBR ISO/IEC 27002:2005, na seção que trata da classificação da informação, recomenda que a informação seja classificada em termos do seu valor, requisitos legais, sensibilidade e criticidade para a organização. Em relação às diretrizes para a implementação desta classificação, está de acordo com esta Norma afirmar que convém que:

A Norma NBR ISO/IEC 27001:2006, na seção que trata do estabelecimento e gerenciamento do SGSI, orienta que a organização deve definir uma política do SGSI nos termos das características do negócio, sua localização, ativos e tecnologia que observe as características listadas abaixo, EXCETO:

Para fazer uma cópia de segurança é preciso tomar duas decisões: que programa e que dispositivo de armazenamento usar. Em relação aos dispositivos de armazenamento, considere:

I. É necessário dispor de um gravador de discos deste padrão. Mesmo usando os de maior capacidade disponíveis no mercado, a cópia de segurança poderá resultar em uma pilha de discos e consumirá um tempo considerável, já que não é possível automatizar o procedimento. Permitem uma cópia de segurança limitada.

II. São mais seguros e existem unidades de grande capacidade a preços bastante acessíveis. Uma unidade destas pode garantir a preservação dos dados em caráter quase permanente ( como são dispositivos mecânicos, podem eventualmente apresentar defeitos). Quando usados para as cópias de segurança, é recomendável que sejam utilizados exclusivamente para este fim. Há dispositivos internos ou externos ao computador.

III. As unidades de memória não volátil tipo flash são conectadas através de portas USB. Têm a vantagem de serem reutilizadas, não custarem muito e permitirem que as cópias de segurança sejam armazenadas em locais distantes do computador. Não há como criar uma imagem do sistema em uma unidade destas nem automatizar os procedimentos. Portanto, podem servir para situações específicas.

Os dispositivos descritos em I, II e III correspondem, respectivamente, a