Filtrar


Questões por página:
O geoprocessamento é um conceito abrangente para o processamento de dados georreferenciados. Nele são utilizadas diversas técnicas e softwares para a coleta, leitura, manipulação e/ou análise das informações geográficas de uma área de interesse. É um recurso crucial utilizado em diversos setores como: planejamento urbano, análises ambientais, arquitetura e urbanismo, dentre outros.


Em relação ao geoprocessamento, no que diz respeito à representação vetorial e matricial para mapas temáticos, é correto afirmar que a representação:

Os domínios morfoestruturais de embasamentos em estilos complexos são uma parte importante da geologia do estado do Tocantins, refletindo a diversidade das formações rochosas e estruturas presentes na região. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.


As unidades geomorfológicas dos chapadões pertencentes a esses domínios caracterizam-se pela superfície tabuliforme ou cuestiforme.

Técnicas de recuperação geotécnicas em áreas degradadas pela atividade antrópica terão como objetivo a estabilização:
Uma carta de vulnerabilidade à erosão pondera critérios geológicos, geomorfológicos, climáticos, de cobertura vegetal e pedológicos. No aspecto pedológico, a vulnerabilidade de solo para perdas por erosão pode ser avaliada de forma relativa a partir de sua maturidade: uma área com solos maduros, profundos e bem desenvolvidos sugere pedogênese predominante em relação aos processos erosivos e formadores de relevo. Uma unidade territorial básica com baixa vulnerabilidade do solo à erosão possuiria:
Em uma análise de perigo a movimentos gravitacionais de massa de uma determinada região, são delimitadas áreas críticas e de dispersão, considerando critérios topográficos, como curvas de níveis e de inclinação. É considerada uma área crítica de perigo a movimentos gravitacionais de massa a área: