Filtrar


Questões por página:

O resultado obtido pelo interpretador Ruby (versão 1.9) quando o código abaixo for executado é:

5.times{4.times{puts “5+3”}}

A variedade de linguagens e ambientes de programação e de fornecedores de bancos de dados constitui um problema de portabilidade para desenvolvedores, que precisam compatibilizar diferentes peculiaridades quando seus programas manipulam bases de dados.

Esse problema é amenizado, na prática, pelo uso de interfaces ou drivers, genéricos, cujo modelo mais difundido é:
Na definição de uma tabela relacional, é possível especificar se determinado atributo deve obrigatoriamente ser preenchido ou não. Um recurso usado pelos desenvolvedores nesse caso é definir valores padronizados para atributos de preenchimento compulsório, uma vez que nem sempre é possível coletar de imediato todos os valores necessários para a criação de um novo registro de uma tabela.

A maneira correta de especificar um atributo numérico que seja obrigatório e que deva ser preenchido com o valor zero como padrão é:

O Sistema de Informações da Biblioteca do TJ-PI (SisBib) disponibiliza para a Equipe de Tecnologia de Informação do Tribunal diversas informações sobre os livros disponíveis para consulta na biblioteca. Rogério, analista recém empossado no Tribunal, recebeu a incumbência de listar os títulos de todos os livros disponíveis para consulta. Para isso, ele recebeu acesso ao arquivo “biblioteca.xml" disponibilizado pelo SisBib e descrito a seguir:



Para atender ao que foi solicitado, Rogério deve usar a path expression do XQuery:

A tecnologia XQuery é recomendada pelo W3C (World Wide Web Consortium) para realização de consultas em dados no formato XML. A XQuery é para o XML o que a linguagem SQL é para as bases de dados. As consultas do XQuery se dão através de path expressions (para navegação nos elementos do XML) e functions (para extração de dados no XML). Sobre as funções do XQuery, é correto afirmar que a função: