Filtrar


Questões por página:

Active Directory (AD – Diretório Ativo, em Português) representa uma nova forma de pensar a rede, não se limita a uma ferramenta de administração e possui alguns elementos que o formam.”

(Thompson, 2010.)

Que elemento do AD define o tipo de transparência que existirá entre os diferentes segmentos da rede com AD?

Foi o primeiro sistema de arquivo com suporte a journaling no Linux. A afirmativa anterior se refere a qual sistema de arquivos do Linux?
RAID significa Redundant Arrays of Independent Disks, ou seja, arranjos redundantes de discos independentes. É uma família de técnicas que utilizam vários discos (denominados arranjos de discos) organizados para proporcionar alto desempenho e/ou confiabilidade. Existem vários níveis de RAID conhecidos e muito utilizados. Sobre o RAID nível 2, assinale a alternativa correta.

Assim como existe um sistema operacional de rede, em que paga-se uma licença para utilizá-lo, há softwares livres, por exemplo: Debian, Ubuntu, entre outros. Muitas vezes, ao se optar pela utilização de uma distribuição Linux, pode ser necessário efetuar algum pagamento, em função do serviço prestado, e não referente a licenciamento de software, pois o Linux não necessita de licença. Entender e saber configurar os recursos necessários torna a administração do sistema mais tranquila. Existem diversos diretórios e subdiretórios que contêm arquivos de configurações que são muito úteis para a administração de um sistema Linux. Em um desses diretórios, todos os arquivos nele contidos são copiados automaticamente para o diretório inicial do usuário quando este é adicionado ao sistema. Trata-se de:

Gerenciar serviços de rede é uma tarefa relativamente fácil, quando se tem um sistema operacional específico para esse fim. A Microsoft possui a sua versão de Sistemas Operacionais (SO) para servidores, em que o mais utilizado na atualidade é o Windows Server 2008, nas mais variadas versões, mas, para isso, é necessário que se pague as licenças de software. O Windows Server 2008 R2 possui uma grande variedade de serviços gerenciáveis, e uma das formas de organização e centralização desses recursos é fazer uso de uma central de gerenciamento. No Windows 2008 Server R2, recebe o nome de MMC – Microsoft Management Console, ou simplesmente Console de Gerenciamento Microsoft. Dentro do console do MMC, pode‐se adicionar snap‐ins, objetos que se integram a outros objetos. Com isso, pode‐se centralizar em um único local as ferramentas mais importantes, tendo acesso a elas com maior rapidez e facilidade. Como exemplo, citam‐se as ferramentas administrativas, snap‐ins do Windows. Dentro do console MMC, para adicionar snap‐ins, acessa‐se o menu Arquivo, clica‐se em Adicionar/Remover snap‐in. Como alternativa, pode‐se utilizar uma combinação de teclas para atalho que são: