Filtrar


Questões por página:

O DER a seguir expressa uma possível organização de um Banco e as relações entre clientes, agências e empréstimos.


Quanto ao referido diagrama, analise as afirmativas a seguir.


I. O relacionamento Empresta pode ser substituído sem prejuízo à integridade dos relacionamentos e à notação do DER, pela entidade associativa

II. Se o atributo valor_por_parcela, do conjunto de entidades Empréstimo, armazenar o quociente entre valor_emprestimo e quantidade_parcelas, então o atributo é derivado.

III. Na conversão do DER para o Diagrama Relacional, idAgencia e UF, dois atributos identificadores se tornarão duas chaves primárias de uma tabela.

IV. Visto que a cardinalidade em Cliente (0, n) indica ocorrência opcional com Agência Bancária, a relação entre os dois conjuntos de entidades é do tipo 1:N, ou seja, um para muitos.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

“___________________ são objetos do mundo real, que podem ser identificados de forma unívoca, sendo relevante no contexto analisado, podendo ser caracterizado de alguma forma. No Diagrama Entidade-Relacionamento (DER) representa-se, com a utilização da figura de um retângulo, ___________________ de mesmo tipo (objetos que compartilham mesmas características e propriedades).” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Questão Anulada

Considere as tabelas a seguir, em um banco de dados relacional, contendo informações sobre discentes (alunos), cursos e vínculos entre elas:


Curso (IdCurso, NomeCurso)

Discente (IdDiscente, NomeDiscente, IdCurso)


Pretende-se consultar os nomes dos cursos (NomeCurso) que não possuem discentes matriculados. Para obter este resultado, a consulta correta em SQL/2 é a seguinte:

“Há uma sintaxe alternativa prevista no padrão SQL para que a união entre duas tabelas seja compatível. Deve ser utilizada quando as duas tabelas têm colunas com os mesmos nomes, ainda que não tenham exatamente todas as colunas, tipos de dados e tamanhos iguais. Para utilizar essa cláusula, basta usar o SELECT * de cada uma das tabelas e então indicar as colunas utilizadas para união na cláusula __________________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Analise as afirmativas a seguir quanto à versão padrão SQL.

I. A SQL não tem nenhum operador de comparação de tabela.

II. Tabelas SQL (incluindo visões) devem ter pelo menos uma coluna.

III. A SQL é relacionalmente completa.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)