Filtrar


Questões por página:
Em uma abordagem top-down, após a definição de um modelo de dados, aplica-se a normalização para se obter uma síntese dos dados, bem como uma decomposição das entidades e relacionamentos em elementos mais estáveis, tendo em vista sua implementação física em um banco de dados.

Com relação à normalização, analise o texto a seguir:

Cada ocorrência da chave primária deve corresponder a uma e somente uma informação de cada atributo, ou seja, a entidade não pode conter grupos repetitivos (multivalorados). Para se obter entidades nesta forma, é necessário decompor cada entidade não normalizada em tantas entidades quanto for o número de conjuntos de atributos repetitivos.


O texto define ;
mostrar texto associado
Consiste em uma instrução SQL correta para criar a tabela Fisico:
mostrar texto associado
Com relação ao modelo apresentado e suas restrições, é correto afirmar que :
mostrar texto associado
Em uma operação na tabela departamento, foi digitada a seguinte instrução:

insert into departamento (DepNo, DNome) values(50, 'Educação');

Ao fazer uma consulta na tabela, verificou-se que mesmo tendo sido especificado apenas a inclusão de valores nos campos DepNo e DNome, o campo DLocal recebeu o valor 'São Paulo'. Pode-se concluir que antes da digitação do comando insert, pode ter sido digitada a instrução:
mostrar texto associado
Ao se criar uma estrutura de banco de dados complexa, envolvendo muitas tabelas com restrições de chave estrangeira, visões, gatilhos, funções, etc., cria-se, implicitamente, uma rede de dependências entre os objetos. Para garantir a integridade de toda a estrutura do banco de dados, muitos SGBDs não permitem remover um objeto quando há objetos que dependem do mesmo. Por exemplo, tentar remover a tabela departamento, onde a tabela funcionario depende dela, produz uma mensagem de erro semelhante a esta:

DROP TABLE departamento;

ERRO: não foi possível remover a tabela departamento porque outros objetos dependem dela.

Se não tiver importância remover todos os objetos dependentes, então poderá ser executado o comando DROP TABLE com uma cláusula que faz com que todos os objetos dependentes sejam removidos. A cláusula citada é a