Filtrar


Questões por página:

A ..I.. estabelece que nenhum valor de chave primária pode ser null. Isso porque o valor da chave primária é usado para identificar as tuplas individuais em uma relação. Ter valores null para a chave primária implica não podermos identificar alguma tupla. Por exemplo, se duas ou mais tuplas tiverem null em suas chaves primárias, poderemos não ser capazes de distingui-las, se tentarmos fazer referência a elas por intermédio de outras relações.


A lacuna da frase acima é preenchida corretamente com

Evoluindo a já clássica e conhecida “Web of documents”, o W3C ajuda no desenvolvimento de tecnologias que darão suporte à “Web of data”, viabilizando pesquisas como num banco de dados. O objetivo final da Web of data é possibilitar que computadores façam coisas mais úteis e que o desenvolvimento de sistemas possa oferecer suporte a interações na rede. O termo ...... refere-se à visão do W3C da Web of linked data que dará às pessoas a capacidade de criarem repositórios de dados na Web, construírem vocabulários e escreverem regras para interoperarem com esses dados. A linkagem de dados é possível com tecnologias como RDF, SPARQL, OWL e SKOS.
A lacuna da frase acima é preenchida corretamente com
No modelo ER - Entidade-Relacionamento, em alguns casos, determinada entidade pode não ter um valor aplicável a um atributo. Por exemplo, o atributo Apartamento de um endereço se aplica apenas a endereços que estão em edifícios de apartamentos, e não a outros tipos de residências, como as casas. Para essas situações é criado um valor especial chamado
No modelo ER - Entidade-Relacionamento, observa-se que os atributos compostos e multivalorados podem ser aninhados de uma maneira arbitrária. Podemos representar essa organização arbitrária agrupando os componentes de um atributo composto entre parênteses, separando os componentes por meio de vírgulas e mostrando os atributos multivalorados entre chaves. Esses atributos são chamados de
No PostgreSQL os espaços de tabelas permitem aos administradores (superusuários) definir locais no sistema de arquivos onde os arquivos que representam objetos do banco de dados podem ser armazenados. Uma vez criado, o espaço de tabelas pode ser referenciado por seu nome ao criar os objetos do banco de dados. Para criar o espaço de tabelas teste no diretório /data/teste pertencendo ao usuário souza, utiliza-se a instrução: