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Segundo o CBOK, o gerenciamento de processos de negócio (BPM) identifica, desenha, executa, documenta, mede, monitora, controla e melhora processos de negócio automatizados, ou não, para alcançar os resultados pretendidos, de acordo com as metas estratégicas de uma organização. No que tange a esse assunto, julgue o item subsequente.
O BPMI (Business Process Management Initiative) desenvolveu três padrões para facilitar a adoção e o uso do BPM: BPMN (Business Process Modeling Notation), padrão para modelar os processos do negócio; BPML (Business Process Modeling Language), linguagem padrão de desenvolvimento; 3 BPQL (Business Process Query Language), interface padrão para a execução e o gerenciamento de processos e-business.
Segundo o CBOK, o gerenciamento de processos de negócio (BPM) identifica, desenha, executa, documenta, mede, monitora, controla e melhora processos de negócio automatizados, ou não, para alcançar os resultados pretendidos, de acordo com as metas estratégicas de uma organização. No que tange a esse assunto, julgue o item subsequente.
O BPML utiliza o padrão XML para descrever seus processos, tem rígido controle de papéis para as tarefas e adota o conceito de tarefa humana.
O BPML utiliza o padrão XML para descrever seus processos, tem rígido controle de papéis para as tarefas e adota o conceito de tarefa humana.
Considerando a necessidade de melhoria contínua dos processos para o atendimento dos objetivos estratégicos da organização, julgue o item a seguir.
Entre as características básicas das métricas efetivas, geralmente chamadas de indicadores-chave de desempenho (KPIs — performance indicators), identificam-se o alinhamento com os objetivos e as estratégias corporativas, o foco em usuários e em algumas poucas atividades de alto valor e a facilidade de serem compreendidas.
Entre as características básicas das métricas efetivas, geralmente chamadas de indicadores-chave de desempenho (KPIs — performance indicators), identificam-se o alinhamento com os objetivos e as estratégias corporativas, o foco em usuários e em algumas poucas atividades de alto valor e a facilidade de serem compreendidas.
Considerando a necessidade de melhoria contínua dos processos para o atendimento dos objetivos estratégicos da organização, julgue o item a seguir.
Independentemente das métricas e medições envolvidas no trabalho de monitoramento com vistas à melhoria do processo, é fundamental avaliar o valor que o processo agrega ao cliente, aspecto que deve conduzir qualquer análise posterior.
Independentemente das métricas e medições envolvidas no trabalho de monitoramento com vistas à melhoria do processo, é fundamental avaliar o valor que o processo agrega ao cliente, aspecto que deve conduzir qualquer análise posterior.
Considerando a necessidade de melhoria contínua dos processos para o atendimento dos objetivos estratégicos da organização, julgue o item a seguir.
Os dados e as informações coletados durante o monitoramento, que fornecem subsídios para a melhoria dos processos, são sempre obtidos de forma automática, por intermédio de sistemas de gerenciamento de processos de negócios.
Os dados e as informações coletados durante o monitoramento, que fornecem subsídios para a melhoria dos processos, são sempre obtidos de forma automática, por intermédio de sistemas de gerenciamento de processos de negócios.