Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Todo trabalho de manutenção corretiva é realizado quando o sistema ou a máquina encontra-se em estado de pane ou em falha. Por essa razão, esse tipo de manutenção não pode ser planejado ou programado, ao contrário do que ocorre com ações de manutenção preventiva, cujo objetivo é antecipar a ocorrência do evento de falha.
mostrar texto associado
A análise de vibração aplicada, por exemplo, ao monitoramento da condição de sistemas rotativos é uma técnica amplamente utilizada em manutenção preditiva, pois seus resultados auxiliam no planejamento de ações preventivas.
mostrar texto associado
Um dos indicadores de desempenho ou itens de controle comumente utilizados pelo departamento de manutenção de empresas industriais é o tempo médio para reparo (MTTR), o qual representa o intervalo de tempo médio entre dois reparos consecutivos.
mostrar texto associado
Os processos de gerenciamento de projeto agrupam-se em cinco categorias principais, quais sejam: processos de iniciação, de planejamento, de execução, de monitoramento e de controle e encerramento.
mostrar texto associado
O gerenciamento do valor agregado (GVA) é uma das ferramentas gerenciais para controle de custos de um projeto. O indicador crítico do GVA é o chamado índice de desempenho de custos (IDC). Por definição, o IDC menor que 1 indica ao gerente de projeto um desempenho de custo abaixo do valor agregado obtido com a execução do trabalho na data da análise.