Filtrar


Questões por página:
A energia mecânica adicionada aos fluidos em sistemas de bombeamento/compressão ou perdida por atrito (conhecida como perda de carga) é, por vezes, representada em unidades de comprimento (por exemplo, em metros) ou de pressão (por exemplo, em Pascal).

Se, em uma tubulação de 130 m de comprimento, por onde escoa água, a perda de carga é de 6,5 m, então a perda de energia mecânica por unidade de comprimento da tubulação, em kPa/m, é

Dados
Densidade da água = 1.000 kg.m-3
Aceleração da gravidade = 10 m.s-2
1 Pa = 1 kg.m-1.s-2
A Figura abaixo ilustra duas possíveis estratégias de controle para garantir a composição desejada na saída de tanque de mistura. A corrente 1 se compõe de A e B, tem a vazão constante e conhecida, mas apresenta composição variável com o tempo; a corrente 2 contém apenas o composto A.
 

As estratégias de controle I e II apresentadas acima são tais que:

Modificadores são símbolos complementares aos símbolos geométricos, podendo ser aplicados ao valor da tolerância, ao referencial ou a ambos.

Em uma cota de tolerância foi utilizado o modificador do tipo  ℗, que corresponde
As classes de tolerância IT, também designadas classes de qualidade, podem ser aplicadas tanto aos processos de fabricação como aos ajustes mecânicos. Essas classes são tanto melhores ou mais precisas de acordo com seu número de ordem.

Um técnico precisaria utilizar uma prensa para obter a montagem do conjunto correspondente ao seguinte ajuste:
Considere duas configurações descritas a seguir.

(I) O desenho de um eixo apresenta uma cota de tolerância cuja seta toca sua superficie, apontando para a direção radial, e, dentro do quadro indicativo da tolerância, aparecem duas setas inclinadas e o número 0,2;

(II) O desenho de um eixo com várias seções transversais de diâmetros distintos apresenta uma cota de tolerância cuja seta toca sua superfície, apontando na direção radial e, dentro do quadro indicativo da tolerância, aparecem duas circunferências circunscritas seguidas do símbolo de diâmetro e do número 0,1.

Ambas as configurações estão referenciadas ao eixo longitudinal de referência.

Essas duas cotas de tolerância, I e II, são, respectivamente,