Filtrar


Questões por página:
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
A física é fundamentalmente uma ciência experimental. O aprendizado metodológico da aplicação de matemática a fenômenos naturais têm grande valor no desenvolvimento intelectual de jovens e adultos ao tornar objetiva a exploração desta tradição do pensamento humano de submeter a realidade à modelagem matemática e sua verificação experimental em caráter estatístico. Em um site de educação encontra-se por exemplo essa proposta de atividade utilizando um pêndulo simples: “Um dos possíveis experimentos de baixo custo que podem ser desenvolvidos em sala de aula envolve o pêndulo simples. Com ele, é possível medir o valor da aceleração da gravidade local sem muitas complicações.”.
Fonte:https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/medindo-gravidade-com-um-pendulo-simples-sala-aula.htm

Considerando que entre os diferentes comprimentos de fio que o professor usará para demonstrar que o modelo é adequado, um deles será 40 cm. A massa de prova é suficientemente grande para que os efeitos do arrasto com o ar sejam desprezíveis no movimento do pêndulo (viabilizando a aplicação do modelo do pêndulo simples). Um grupo de 10 estudantes cronometram o movimento de 10 oscilações do pêndulo com seus celulares, enquanto o restante da sala animadamente conta as oscilações.
O professor, antes de executar o experimento, na preparação da aula, chegou aos valores de comprimento, de modo que fossem compatíveis para as medições que serão obtidas nos cronômetros dos estudantes. Ele usou g = 10 m/s2 e pi = 3. Assinale a alternativa que identifica corretamente a estimativa produzida para o pêndulo de 40 cm de comprimento.
A partir das equações de Maxwell, encontre o campo magnético, no vácuo, sabendo que nesse mesmo ambiente existe um campo elétrico (E), no vácuo, com valor correspondente a: Imagem associada para resolução da questão, onde E0 é β são constantes.

Considere um aro circular de área A, imerso em um campo magnético uniforme, formando um ângulo θ em relação ao vetor normal como mostra a figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Sabendo que o campo magnético varia com o tempo conforme a função B(t) = B0 sen(ωt), podemos AFIRMAR que a força eletromotriz induzida no aro (considerando o aro imóvel) corresponde a:

Na Terra não costumamos notar a pressão da radiação, mas em alguns lugares do universo ela desempenha um papel importante, como, por exemplo, nos satélites GPS. No interior de uma estrela a radiação pode ser tão intensa que a pressão da radiação se torna fator importante na determinação da estrutura da estrela. Assim, podemos AFIRMAR que o campo elétrico necessário para fornecer uma pressão de 1 atm em um absorvedor perfeito corresponde a:
(Adote: 1 atm = 1 x 105 Pa; (π)1/2 = 1,77; c = 3 x 108 m/s; µ0 = 4π x 10−7 N/A²)