Filtrar


Questões por página:
Um recipiente de vidro com capacidade de 1000 ml está completamente cheio com um certo líquido, sendo que o coeficiente de dilatação linear do vidro é 2 .10⁻⁵ °C⁻¹ e o coeficiente de dilatação volumétrica do líquido é de 1,8 .10⁻⁴ °C⁻¹ . Qual deve ser o aumento da temperatura do conjunto recipiente mais líquido para que 9 ml do líquido extravase?
Um corpo de massa desconhecida encontra-se inicialmente em repouso apoiado sobre um plano horizontal. Num certo instante uma força paralela ao plano e de intensidade variável passa a atuar sobre o corpo de acordo com o gráfico a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Desprezando o atrito com a superfície e considerando que a velocidade do corpo no instante que a força deixa de atuar sobre ele é de 1,5 m/s, então a massa desse corpo é:
Uma jovem de 50 kg, ao descer a partir do repouso do topo de um escorregador, chega na base do mesmo com velocidade de 7 m/s. Se no local g = 10 m/s 2 e o trabalho realizado pelas forças de atrito na descida é de 375 J, então a altura desse escorregador é igual a:
Dois blocos A e B apoiados sobre uma superfície horizontal e ligados por um fio são puxados por uma força de intensidade 6 N conforme indicado na figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Desprezando a massa do fio e o atrito dos blocos com a superfície de apoio e sabendo que a tração na corda é 3,6 N, então a razão entre as massas dos blocos A e B é:
Um bloco de 50 kg é içado por um motor a uma altura de 15 m num intervalo de 1 minuto em um local onde g = 10 m/s2 . O intervalo de tempo gasto por esse mesmo motor para elevar um bloco de 30 kg a uma altura de 20 m é: