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O projeto brasileiro de trem-bala prevê velocidades acima de 300 km/h, mas há quem defenda que a prioridade deveria ser construir trens com velocidade mais baixa, o que tende a torná-los mais baratos. Já o governo paulista iniciou estudos para avaliar a implantação de trens rápidos a partir dos quais poderá haver conexões entre a capital paulista e algumas cidades, como Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Santos. A ideia é usar trens com velocidades entre 160 km/h e 180 km/h.

Internet: www.folha.uol.com.br (com adaptações). Acesso em 27/12/2011.

Considere que um futuro trem rápido entre São Paulo e Sorocaba mova-se ao longo de uma seção reta de via com velocidade de 180 km.h-1 , tendo desaceleração de freamento de 2,0 m.s -2 . Nessa situação, considerando que a desaceleração permaneça constante durante a frenagem, a que distância da estação o maquinista deverá frear para que o trem pare na estação?

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A velocidade média de um automóvel que se desloca em linha reta (movimento retilíneo), cuja quilometragem e cujo tempo são dados na tabela, é de, aproximadamente,
Uma pessoa, cuja distância dos olhos ao topo da cabeça é 0,12 m, está de pé sobre o piso horizontal de uma sala, em frente a uma parede vertical na qual está colado um espelho plano. Essa pessoa verá sua imagem de corpo inteiro, seja qual for sua distância à parede, se o espelho tiver, no mínimo, 0,89 m de altura, desde que sua borda inferior fique a uma distância do piso horizontal igual a:
Verifica-se, experimentalmente, que a menor quantidade de calor necessária para fazer com que a temperatura de uma certa massa gasosa sofra um acréscimo de 30°C é 900 cal.Se, entretanto, a quantidade de calor for fornecida a essa mesma massa gasosa sob pressão constante, serão necessárias 1500 cal para que a temperatura sofra o mesmo acréscimo de 30°C. Suponha que o gás se comporte como ideal e considere a constante universal dos gases R = 2 cal/mol.K. Essa massa gasosa é constituída por:

Um bloco de massa m vai ser posto em movimento sobre uma superfície horizontal áspera pela expansão de uma mola ideal comprimida entre ele e uma parede vertical, como ilustra a figura.

A constante elástica da mola k = 1,0·102 N/m e seu comprimento está reduzido em 10 cm em relação ao valor original. Permite-se a expansão da mola e verifica-se que o bloco, no instante em que perde o contato com ela, possui uma velocidade de 2 m/s. Como existe atrito entre o bloco e a superfície horizontal, a massa m do bloco é: