Filtrar


Questões por página:
Com relação às características da Administração Pública, analise os itens a seguir.

I. É executiva, pois presta serviços públicos e pratica atos administrativos por meio de seus órgãos e agentes que praticam atos políticos.

II. Está sujeita à hierarquia dos órgãos, sendo assim deve seguir as determinações das autoridades superiores.

III. Tem responsabilidade técnica porque seus agentes, sujeitos aos órgãos de controle, devem obedecer às normas jurídicas na prestação de serviços públicos.

Assinale:
Quanto à gestão pública, analise as afirmativas a seguir.

I. O paradigma do cliente está relacionado à cultura de excelência que deve existir na prestação de serviços aos cidadãos.

II. As mudanças a serem implantadas devem levar em consideração os novos modelos de gestão baseados na inovação, no incentivo e na flexibilidade.

III. O governo deve fornecer condições adequadas de trabalho, para que os servidores trabalhem motivados e possam prestar serviços públicos de excelência.

Assinale:
O governo brasileiro implementou as Estratégias da Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde como uma forma de fortalecer um modelo assistencial com base na atuação da Vigilância de Saúde.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. As ações devem identificar os riscos, as necessidades, os possíveis danos e as condições de vida e de trabalho da população.
II. A identificação do trabalho de menores de 16 anos é considerado como um alerta epidemiológico.
III. O planejamento e a participação em atividades educativas em Saúde do Trabalhador, fazem parte das tarefas do agente comunitário.

Assinale:
Na evolução da Administração pública no Brasil, assim como em outros países, verificou-se o abandono do paradigma burocrático e a implantação do modelo gerencial. São diferenças que podem ser apontadas entre esses dois modelos:
I. No modelo burocrático o controle é a priori, enquanto no gerencial a ênfase é no controle de resultados. II. O modelo burocrático preconiza estrutura hierárquica rígida, enquanto o gerencial é mais flexível, com redução de níveis e maior autonomia. III. No modelo burocrático inexiste separação entre propriedade e a administração, sendo que somente a partir do modelo gerencial é que foi introduzido o conceito de meritocracia.
Está correto o que se afirma APENAS em
Um marco importante no contexto evolutivo da Administração pública no Brasil foi o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, levado a cabo a partir de meados dos anos 1990 pelo então Ministro Bresser Pereira. O modelo de atuação do Estado, preconizado pela referida reforma, contempla, entre suas premissas,