Filtrar


Questões por página:
Paciente de 29 anos, previamente saudável, viajou para uma área endêmica na África Subsaariana para trabalho missionário e retornou após 3 meses com quadro de febre, dor abdominal e diarreia sanguinolenta. O exame físico revela esplenomegalia e sinais de desidratação. O diagnóstico provável é de infecção por Entamoeba histolytica. Qual é a melhor conduta para o tratamento inicial?
Criança de 8 anos, previamente saudável, é levada ao pronto-socorro com febre alta, dor intensa no joelho direito e dificuldade para andar há 3 dias. Exame físico revela calor e edema na região suprapatelar, com limitação de movimento. Hemograma mostra leucocitose com desvio à esquerda, e a ressonância magnética confirma osteomielite aguda no fêmur distal direito. Hemoculturas coletadas são positivas para Kingella kingae. Qual é a melhor estratégia terapêutica inicial?
Qual é a conduta terapêutica de primeira linha para o tratamento de malária grave por Plasmodium falciparum?
Paciente de 68 anos, imunossuprimido após transplante renal, apresenta quadro de febre alta, leucocitose e dor torácica. A tomografia de tórax revela infiltrados pulmonares bilaterais. A cultura de escarro revela Pseudomonas aeruginosa sensível à piperacilina-tazobactam, meropenem e ciprofloxacino. Qual é a melhor conduta terapêutica?
Paciente de 62 anos, diabético e hipertenso, é admitido no pronto-socorro com quadro de febre, confusão mental e hipotensão arterial (PA 85/50 mmHg). Na avaliação inicial, apresenta taquipneia (FR 30 irpm), saturação de oxigênio de 91% em ar ambiente, lactato sérico de 4,5 mmol/L e leucocitose de 18.000/mm³ com neutrofilia. Com hemocultura coletada antes da administração de antimicrobianos, o ultrassom de bexiga revela dilatação moderada do sistema pielocalicial. Após 1 hora, apesar da administração de 30 mL/kg de solução cristaloide, o paciente permanece hipotenso. Qual é o próximo passo mais apropriado no manejo desse caso?