Filtrar


Questões por página:
M. A. S., uma mulher de 70 anos, hipertensa, diabética, foi admitida no hospital com sintomas de diarreia persistente e grave, acompanhada de dor abdominal intensa e febre. Ela havia recebido recentemente tratamento com ciprofloxacino e amoxicilina para uma infecção do trato urinário. Considerando o diagnóstico como colite pseudomembranosa grave e o possível agente etiológico o Clostridium difficile, o tratamento adequado a ser adotado é:
Um paciente recém-admitido na UTI para vigilância intensiva, apresenta uma respiração paradoxal e indicação de intubação orotraqueal. Durante a IOT, o paciente evoluiu para parada cardiorrespiratória. São iniciadas manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), sendo identificado no monitor cardíaco um ritmo cardíaco compatível com taquicardia ventricular sem pulso. Você é o médico responsável pela conduta de suporte avançado. O próximo passo, nesse caso, é:
O refluxo vesico-ureteral (RVU) “consiste na passagem de urina da bexiga para o ureter anormal na raça humana” (MAKSOUD,2002, p.1234) e é frequente em crianças. Sobre essa anomalia do trato urinário inferior, é possível afirmar que:
A ureterocele consiste na dilatação cística do ureter intravesical. Ocorre com maior frequência no sexo feminino, o lado esquerdo é o mais comprometido e:
Anomalias anorretais são defeitos congênitos nos quais o ânus e o reto não se desenvolvem adequadamente. Sobre o tema, o mais comum é a: