Filtrar


Questões por página:
Considerando as concepções de Lacan sobre a prática psicanalítica e a compreensão do paciente, assinale a alternativa INCORRETA.
Com base nas concepções psicanalíticas desenvolvidas por Melanie Klein, assinale a alternativa INCORRETA.
Quanto às características do sono REM e sono não-REM (NREM), assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com Dalgalarrondo (2008), sobre o delirium, analise as afirmações abaixo:

1. Delirium é um quadro sindrômico caracterizado por rebaixamento do nível de consciência, desorientação temporoespacial, dificuldade de concentração e discurso confuso, sendo comum em idosos e em pacientes com doenças somáticas.
2. O termo “delirium” é mais apropriado que “síndrome confusional”, pois abrange um espectro de sintomas, além da simples confusão de pensamento, incluindo alucinações visuais e alterações no nível de consciência.
3. Delirium e delírio referem-se ao mesmo quadro clínico, ambos indicando uma alteração no juízo de realidade, comum em psicoses como a esquizofrenia.
4. A oscilação dos sintomas ao longo do dia é uma característica marcante do delirium, com piora dos sintomas à noite, incluindo intensificação da desorientação e surgimento de ilusões e alucinações visuais e intensificando-se a desorientação e a confusão do pensamento e do discurso.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Sobre a avaliação neurológica do paciente com transtorno mental, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A avaliação neurológica depende de anamnese bem escolhida e de exame neurológico objetivo que, bem realizado, visa identificar topograficamente uma possível lesão ou disfunção no sistema nervoso central e/ou periférico.
II. A avaliação neurológica baseia-se sobretudo no exame neurológico. Neste, a presença de sinais neurológicos claramente patológicos, como o reflexo de Ferguson e as simetrias, são aspectos muito relevantes.
III. A avaliação neurológica inclui a assimetria da força muscular nos membros, dos reflexos miotáticos profundos e musculocutâneos superficiais, como também as diversas alterações sensitivas (tátil, dolorosa, vibratória, térmica, etc.).
IV. De particular importância em neuropsiquiatria são alguns sinais e reflexos neurológicos, ditos primitivos, indicadores de lesão cerebral difusa, encefalopatia, ou lesões frontais difusas sem que haja, necessariamente, outros sinais localizatórios.