Filtrar


Questões por página:
A assistente social Joana,63 anos, está vivendo um período de conflito interno. Ela reúne as condições objetivas para requerer sua aposentadoria e se vê cansada de lidar com os desafios diários de sua profissão. Por outro lado, Joana ainda não tem outros projetos, lamenta a possibilidade de perder a convivência com os amigos de trabalho de tantos anos e teme acabar se tornando a principal cuidadora de sua mãe idosa de 90 anos. Joana buscou uma psicoterapia breve para ajudá-la nesse processo de decisão.
No que se refere a essa modalidade de psicoterapia, analise as características a seguir.

I – a seleção de um foco terapêutico em conjunto com o terapeuta;

II – o uso do recurso técnico da atenção flutuante pelo terapeuta;

III – o planejamento com a previsão de um prazo para o término da intervenção.


São características da psicoterapia breve:
A parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Saúde para implementar o fechamento gradual de hospitais de custódia no Brasil, alinhando-se à Lei nº 10.216/2001, reflete uma mudança significativa nas abordagens de tratamento de transtornos mentais em contexto criminal.

De acordo com essa política antimanicomial e com as políticas públicas de atendimento à população em situação de vulnerabilidade, é correto afirmar que:
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), na obra: Atenção psicossocial a crianças e adolescentes no SUS : tecendo redes para garantir direitos (Ministério da Saúde,2014), os cuidados em saúde, devem considerar as dimensões biológica, psíquica e social dos indivíduos. Ou seja, o MS recomenda que uma política de saúde mental infanto-juvenil deve considerar algumas diretrizes.


Assinale a alternativa que, de acordo com as diretrizes do MS, está INCORRETA.
Sobre o transtorno bipolar é correto afirmar que:

I. O transtorno bipolar recebe esse nome porque ele inclui os dois extremos, ou polos, dos transtornos do humor, depressão e mania. O transtorno bipolar afeta igualmente homens e mulheres, começa normalmente na adolescência, na faixa dos 20 ou dos 30 anos.
II. No Transtorno bipolar II a pessoa já apresentou episódios depressivos graves, no mínimo um episódio maníaco mais leve (hipomaníaco), mas nenhum episódio maníaco completo.
III. A causa exata do transtorno bipolar é desconhecida. Acredita-se que a hereditariedade não está ligada ao desenvolvimento do transtorno bipolar. Além disso, determinadas substâncias produzidas pelo corpo, como os neurotransmissores noradrenalina ou serotonina, podem não estar reguladas normalmente.
IV. No transtorno bipolar, os episódios de sintomas se alternam com períodos virtualmente sem sintomas (remissões). Os episódios duram desde poucas semanas até três a seis meses.
V. A pessoa se sente exuberante, cheia de energia e eufórica ou irritada. Ela também pode se sentir com excesso de confiança, agir ou se vestir de maneira extravagante, dormir pouco e falar mais que o normal. Os pensamentos ficam acelerados. A pessoa se distrai com facilidade e muda constantemente de assunto ou objetivo para outro.

Estão CORRETAS:
De acordo com os sintomas iniciais do transtorno delirante demos destacar.
Assinale a alternativa INCORRETA: