Filtrar


Questões por página:
De acordo com Candau (2007 p.33), “a Escola como instituição está construída tendo por base a afirmação de conhecimentos considerados universais, uma universalidade muitas vezes formal que, se aprofundarmos um pouco, termina por estar assentada numa cultura considerada como portadora da universalidade”, que é a:
A percepção que o indivíduo tem do seu próprio valor e a avaliação que faz de si mesmo em termos de competência constituem pilares fundamentais da autoestima (Rosenberg, 1989; Mruk,1995). Os estudiosos sugerem que esse julgamento pessoal é formado:
Dentre os afazeres do psicólogo na escola, está a luta pela inclusão. Rótulos, substantivação da pessoa com deficiência como um todo deficiente e adjetivação pejorativa causam sentimentos como medo, rejeição, piedade etc. Essas práticas devem ser combatidas e representam um tipo de barreira:
A elaboração de estratégias para acessibilidade de todos, tanto em termos físicos quanto em termos de serviços, produtos e soluções educacionais, a qual, no lugar de pensar numa adaptação específica para um aluno particular, pensa em formas diferenciadas de ensinar o currículo (Alves et al.,2013) para que todos os estudantes possam aprender sem barreiras (CAST UDL,2006), chama-se:
De acordo com Tengan e Maia (2004), a esquizofrenia com início na infância tem algumas particularidades quando comparada à de início na fase adulta. Quando iniciada antes dos 12 anos de idade, está fortemente associada a problemas de: