Filtrar


Questões por página:
Piaget (1971) considera que o processo de desenvolvimento cognitivo se dá em estágios. Em um destes estágios, a criança passa a construir noções de tempo, espaço, velocidade, ordem e causalidade, conseguindo estabelecer relações entre diferentes aspectos e extrair informações da realidade. Embora já inicie processos de abstração, ainda necessita do apoio do mundo concreto para alcançá-la plenamente. Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao estágio do desenvolvimento descrito.
Visualizar Questão Comentada
Há três importantes autores que apresentam conceitos sobre a aprendizagem que, apesar de guardarem entre si semelhanças, tem aspectos pontuais de diferenças. Considerando esta ideia assinale a segunda coluna de acordo com a primeira.

W – Henry Wallon
P – Jean Piaget
V – Lev Vygotsky

( ) Defende que a aprendizagem não é uma mera aquisição de informações, mas sim um processo dinâmico e ativo, onde a interação com outros indivíduos e a utilização de instrumentos culturais são fundamentais.
( ) Para este autor a aprendizagem não é apenas um processo intelectual, mas uma experiência global que envolve afetividade, cognição, motricidade e a formação da identidade da pessoa.
( ) A aprendizagem é defendida como uma construção ativa do conhecimento, em que o indivíduo interage com o ambiente e, através da experiência, modifica seus esquemas mentais.

A sequência correta é:
A teoria de Pierre Bourdieu sobre a educação e as desigualdades sociais destaca a importância do capital cultural. Assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de capital cultural no contexto educacional.
Na teoria sociointeracionista de Vygotsky, encontramos uma visão de desenvolvimento humano baseada na ideia de um organismo ativo cujo pensamento é formado em um ambiente histórico e cultural. É importante destacar que no processo de interação o importante não é a figura do professor ou do aluno separadamente, mas é o campo de interação criado por eles.
As afirmações abaixo estão corretas, exceto:
Ensinamos as crianças a traçar as letras e a formar palavras com elas, mas não ensinamos a linguagem escrita.
Essa visão crítica de Lev Vygotsky sobre o processo inicial de aquisição da escrita permanece atual, uma vez que ainda há equívocos no modo como, em geral, é apresentada a escrita para as crianças: mais focando em um ensino do mecanismo do que na utilização racional, funcional e social da escrita.
Adaptado de FARIA & MELLO (orgs.). Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas, SP: Autores Associados,2009.
Assinale a opção que descreve corretamente a perspectiva da educadora Suely Amaral Mello a respeito do processo de aquisição da escrita na Educação Infantil.
Visualizar Questão Comentada